Image Map

Você sabe fazer uma sinopse?

em quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017 |

Olá fada, duende, Peter Pan e quem estiver lendo, hoje trago um tema que muitos autores consideram difícil de trabalhar.

Um, ou talvez o maior obstáculo de um escritor seja a hora da criação da sinopse. Não são poucas as mal formuladas que encontramos nos sites de fanfics e até mesmo em livros já publicados, algumas nem parecem sinopses, estou errada?

O que MUITOS também não têm consciência, é que a sinopse, tanto ou mais que uma capa ou um título, levam o leitor a ser incentivado a leitura da obra ou a desistir dela.

Neste texto darei algumas dicas para a construção de uma simples e boa sinopse.

O significado da palavra "sinopse".

Apenas pelo significado já dá para ter uma ideia de como ela vai se encaminhar. Nem precisei de uma grande referência, apenas o significado do titio Google bastou.

Relato breve; síntese, sumário.

"s. de um filme, de um livro, de uma ópera"

A ideia errada que as pessoas possuem é que “sinopse” é um resumo. Resumos contam o final, resumos contam detalhes que a sinopse não deve contar. A sinopse deve ser um breve relato do que vai tratar a história.

Dicas para montar uma sinopse:

1. Apresente seu/s protagonista/s. Dica de forma breve quem são e o conflito em que se encontram.

2. A trama principal da história deve estar na sinopse. Se o foco é a vingança do protagonista, então a sinopse deve deixar claro isso.

3. Termine a sinopse com uma frase impactante. Pode por no início também, particularmente prefiro no final.

4. Escreva algumas linhas. Assim como sinopse grande acaba cansando o leitor, uma pequena, de apenas duas frases, por exemplo, não o fará entrar no clima da sua história.

5. Lembre-se de citar o cenário principal em que se encontra a história.

6. Fale de acontecimentos mais importantes (sem entregar demais) , como a chegada de um personagem (como um vilão, por exemplo) ou o encontro de dois namorados.

O que NÃO fazer em uma sinopse:

Nada de usar palavras cultas para parecer mais inteligente: A sinopse deve ser clara para o leitor sobre o que está por vir e, embora tenha que apresentar uma boa escrita, não deve ser resumida em palavras cultas.

“Leia e descubra”, “sinopse lixo, história boa”. PODE PARAR! Nada desse tipo de frase na sinopse, pois afasta o leitor e fica muito feio para você escritor!

NADA DE ENCHER LINGUIÇA! Contar a história toda ou partes que não são o foco estragam sua sinopse.

SPOILER. Cuidado: um dos maiores pecados é contar as partes principais. Você deve incentivar o leitor a procurá-las, não entregá-las de bandeja.

Diálogos: Evite ao máximo, se não for possível, apenas uma conversa entre dois personagens contendo apenas uma fala de cada. Fazer uma sinopse totalmente de diálogos é um tiro no escuro.

Link na sinopse (no caso de fanfics). Procure usar os campos de notas da história ou notas do primeiro capítulo.

Exemplo de sinopse (Peter Pan – J.M.Barrie)

“Certa noite, um menino um tanto quanto diferente e especial chamado Peter Pan”  (Apresentação do protagonista)

“convida Wendy Darling e seus irmãos a voar, com a ajuda da ciumenta fada Sininho, em direção a Terra do Nunca, uma ilha mágica habitada pelos meninos perdidos que não querem crescer.” (Encontro de personagens)

Wendy e os irmãos chegam aquele local distante e descobrem um universo de seres maravilhosos. (Cenário principal da história)

“Porém, Peter Pan tem um inimigo - o terrível Capitão Gancho, comandante de um grupo de piratas em seu temido e sombrio navio, que tentara acabar com a felicidade de Peter e seus amigos”. (Frase impactante, apresentação da trama, apresentação do vilão).

Não há uma fórmula mágica para escrever a sinopse, contudo os pontos citados com certeza irão auxiliar vocês na próxima vez que escreverem uma.

Recomendo leitura dos seguintes textos, além de alguns serem minha fonte de pesquisa para o texto em questão, possuem complementos que são bem válidos! 



Até a próxima!

Com amor e pó de fada, Sininho


Nenhum comentário:

Postar um comentário