Image Map

Pré-análise: Campus Esmeralda [primavera]

em quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017 |

Olá fadas, gnomos, bruxos, duendes e todas as criaturas que estejam lendo esse texto. Hoje trago a pré-análise da obra "Campus Esmeralda", de Pandamente.

Comecemos pela sinopse: Alguns erros relacionados à construção. A sinopse em si deve trazer uma breve síntese do que está por vir, além de ter notas da história. Aconselho o autor a retirar essa notas (não ficam legais na sinopse) e colocar nas notas da história ou as notas iniciais do primeiro capítulo, não precisa retirar a citação de Game Of Thrones, porém coloque mais coisas sobre a história, ficou muito vaga. (Se quiser dicas para fazer a sinopse, tem um texto bem legal no Litera: “Você sabe montar uma sinopse?”). Preste também atenção em palavras repetidas em pouco tempo, como “existe”. 

Nos capítulos que se seguem a escrita flui normalmente, conseguimos ler sem maiores dores de cabeça, todavia acabamos encontrando alguns deslizes. Por vezes nota-se que o autor troca os tempos de passado e presente, porém se tratando do mesmo momento. Sugiro uma leitura com foco nisso para conseguir arrumar, eu mesma já cometi esse “pecado”.

Alguns parágrafos colam um com o outro, outros possuem espaçamento, além disso, alguns começam colados com a linha da página, outros possuem espaço. Novamente, uma pequena leitura basta. 

Não fica muito claro às vezes em que momento os personagens se encontram, talvez por isso aconteceram as trocas de tempos. 

Sobre as falas: Uma dica, para fazer travessão (—) use o comando Alt + 0151 ou então apenas opte por deixar tudo com hífen (-), (mas não aconselho hífen para falas). Misturar os dois não fica legal.

Embora seja apresentação dos personagens, infelizmente o capítulo pequeno não deixou entrar na trama, faltou construir mais história.

Infelizmente como não tem muito conteúdo ainda, confesso que ficou difícil avaliar, o que mais pude fazer é corrigir em questão de configuração de texto. Tem uma boa ideia para a história, agora precisa que trabalhar mais ela.


Com amor e pó de fada, Sininho.

2 comentários:

  1. O Autor aqui teclando diretamente do mundo da lua.
    Realmente, admito que não cheguei bem a fazer uma revisão do texto, decidi por não usar os Beta's do Nyah porque em outras fics eu tentei e ninguém aceitou (alem de demorarem demais para responder).
    Sobre os - e o alinhamento é culpa do meio que uso para escrever. Meu celular não ajuda nem um pouco, não tem travessão e eu não coloquei nenhum. Se há algum foi coisa de corretor.
    A sinopse admito, eu não tinha muita ideia de como a história iria ser, apenas uma base mental, eu vou criando a medidaque escrevo e isso gerou essa sinopse esquisita que ei de corrigir.
    Sobre os capitulos agora se inverte, a ideia é que os proprios personagens os escrevam e com isso cada um tem o seu jeito, nisso não dá para mudar, o tempo é demarcado no próprio contexto o que requer uma interpretação boa.
    No demais, sinto-me imensamente agradecido pelo serviço prestado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que a pré-análise tenha lhe ajudado de alguma forma.
      Lembre-se: São dicas e conselhos, você muda conforme lhe convir e achar necessário.
      Com amor e pó de fada, Sininho.

      Excluir