Image Map

Crítica: Recomeço

em sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017 | 2 comentários:


Vamos começar mais uma crítica? Hoje tenho um livro muito incrível para criticar, receio até não estar a altura de tal história. Irei falar de Recomeço, uma história que me tocou imensamente.

Entrando na página inicial, eu já me senti surpresa pela sinopse, isso é realmente um ponto muito bom. Ela é atrativa e bem diferente. Gostei da escolha das palavras e com certeza ela chama atenção para o assunto da obra. É até um pouco chocante, em si, o que bate bem com a proposta que a autora quis passar. Muito bem efetuada. 

A classificação e o gênero estão bem acentadas com a história, bom talvez em tese. Por se colocar num assunto muita das vezes pesado para alguns, posso até disser que seria bom aumentar um pouco a classificação, pois além de tratar de assuntos como: depressão, suicídio (como o caso da mãe da personagem principal, que pode se considerar um suicídio sim) e uma doença forte e cheia de tabus, talvez a classificação deva ser aumentada, não por causa da narrativa que é bem leve até, mas pelos assuntos que ela trata. Mas essa discussão é mais de opinião que outra coisa até. 

A escrita como já até falei é bem leve, a autora aprofunda em alguns momentos mas não senti desconforto. Algo que realmente pensei que sentiria, ou algum sentimento que me deixa-se incomodada num mal sentido. Ela é bem fluída e me deixa com curiosidade, trata a AIDS com seriedade e muito bem a retrata. Os sentimentos são bem reais e muito bem feitos. Mesmo com a profundidade da narrativa, ela nunca deixa de te cativar ou te deixar desanimado com a vida ou algo do tipo. A personagem e narradora é bem para frente e faz com que as pessoas que a leem sintam-se muito motivadas com seus próprios conflitos.

O enredo é bem construído e muito cativante. Não vou aqui entrar no assunto: nível de clichê, porque acredito que toda a história sem exceção é clichê, então não acredito que isso faz com que uma obra seja desmerecida. Por se tratar de assuntos pesados, acho que ela foi tratada e desenvolvida com a seriedade e carisma necessários. Devo dizer que foi muito fiel e que senti muita pesquisa sobre a doença na história. Não achei em momento algum que ela somente chutou informações e compreendi que ouve muito estudo em relação a tudo em volta do HIV e muita veracidade nos personagens e suas ações. O que só fez com que a história se torna-se mais cativante, devo dizer por fim, que aprendi muito sobre a doença em questão com a narrativa. Estou imensamente feliz por ter lido Recomeço. 

É notável então que a autora teve muita criatividade e trabalho com todos os pontos em que se propôs á tratar. Os personagens, a narrativa, a história e o desenvolvimento, fez com que se torna-se uma das histórias mais tocantes para mim. Muito bem tratada e bem cuidada para que o assunto não fosse formado de forma chula. Realmente trouxe e quebrou muitos tabus me ensinando muito sobre como as pessoas que tem essa doença vivem e me educando a ter cuidado e aprender com os erros dos outros. Algo que realmente me tocou. Todos aprendemos sobre HIV na escola, mas eu acho que se todas as pessoas lessem essa história, aprenderiam e entenderiam muito mais sobre AIDS. 

Os erros de português são bem pontuais, aparecendo de vez em quando mas nada que realmente me incomoda-se. Na verdade, acredito que sejam somente um deslise na hora da revisão algo que pode se consertar somente com uma lida mais cautelosa da história, como sou realmente atenta a isso, então simplesmente notei. Entretanto, notei também o mau uso do dois pontos (:), acredito que deve ter sido mais por falta dessa informação do que um erro, sugiro que pesquise um pouco sobre o uso dele, assim esse erro não se repetirá tão cedo. 

Devo, por fim, apontar um contra, não muito cabuloso, mas que deve ser anunciado na conclusão da história. Primeiramente, não acredito que o epílogo deve ser chamado por tal. Ele é a conclusão da história, não um capítulo a mais. Os epílogos podem sim, serem o fechamento da história, mas acredito que aquele capítulo em questão está mais para um capítulo comum ou capítulo final e não vejo realmente significado de chama-lo de epílogo (eu sei sou realmente muito cri-cri e crítica). 

Além disso, tenho algo a acrescentar. Senti-me um pouco decepcionada com o final, acredito que depois daqueles capítulos em que a Melanie fala sobre a gravação do comercial, achei a narração um pouco fria quando ela termina tudo. Creio que talvez, deveria ter tido mais emoção na narração, algo que emociona-se mais. Ficou um pouco frio o jeito em que ela narrou, parecia que, depois dela ter sofrido tanto para encarar aquela câmera, ela não sentiu nada ao terminar. Acho que deveria ter um pouco mais de detalhes na cena. Senti falta disso, muita. 

Recomeço é o tipo de história que te faz chorar, pensar, mudar. Que te faz ficar dias parados olhando para o teto pensando em como sua vida é fácil, que faz com que se sinta, ao mesmo tempo, motivado a sair da cama e ir conversar com seus amigos. Sorrir mais, ajudar mais, participar do PCA (projeto criança e AIDS). É uma chuva de pensamentos, uma chuva de emoções. Um livro que ensina e cativa. Que encanta e incomoda. Uma obra incrível que todos deveriam ler, tem erros: tem. Tem clichês: tem. Tem romance: tem. Tem acertos: milhões! Um livro que emociona e que me fez chorar confesso. Uma história incrível! Coerente, inteligente, cativante e educativa. Eu diria que é uma leitura obrigatória para quem gosta de um bom livro. 

Link da história: Recomeço
Autora: Kathe Everdeen. 
Crítica feita por: Maissa Meireles. 
+ ►

Divulgação: Pleasure's Room

em segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017 | Nenhum comentário:

Obra: Pleasure's Room

Autora: Heloísa Müller

Link da obra: Pleasure's Room

Link da Aesthetic: Aesthetic: Pleasure's Room


+ ►

Pré-análise: O Grande Príncipe

em sábado, 18 de fevereiro de 2017 | 2 comentários:



Olá, olá! Tudo bem com vocês? Espero que sim. 

A história de hoje é O Grande Príncipe, atualmente com 5 capítulos postados. 

A sinopse mostra grandes erros relacionados à gramática, coerência e coesão. Não faz jus algum à escrita da autora, que é de fato boa. Recomendo repensá-la a fim de aumentar sua qualidade e atrair mais leitores, talvez com um ar menos descritivo. 

Os capítulos têm em média 3000 palavras, portanto, são grandes. Isso não é algo ruim no geral, mas aqui pareceu-me um pouco demais. Há muitas informações desnecessárias e que, se cortadas, criariam uma leitura mais dinâmica. Usando um daqueles ditados populares que nossos pais amam usar: menos é mais. 

O enredo é focado no relacionamento entre Robert, um professor universitário, e Alastair, um aluno, e a atmosfera do erotismo marca presença com os atos e pensamentos das personagens. O interesse repentino do mais velho parece um pouco forçado e as atitudes dos dois em relação ao outro, inverossímeis. O primeiro contato entre eles é precoce, algo que não aconteceria no cotidiano de uma universidade. Sim, a ficção não deve obedecer a realidade, porém atitudes críveis dão credibilidade e fazem dos personagens melhor construídos. Um professor teria muito receio de abordar um aluno com segundas intenções; pensaria muito nisso antes de, talvez — um enorme talvez — o fazer. Relações do tipo costumam ser proibidas pelas instituições, o que seria um dilema moral forte para o personagem. Esse é apenas um exemplo, mas cuidado com o comportamento dos protagonistas é essencial. 

Também existe um mistério sendo lentamente desenvolvido como fundo da história, com pequenas pistas jogadas no texto. Aconselho dar mais brilho a ele, no entanto. O romance em si não chama tanto a atenção, mas essa surpresa cria um trunfo grande para a fic. 

O Grande Príncipe tem potencial. Trabalhando melhor as atitudes de seus personagens e atentando para capítulos maçantes, pode garantir boas críticas. 

XOXO 

Aiori Von Satts
+ ►

Divulgação: O caminho para Avalon

em sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017 | 2 comentários:

Link da Aesthetic em alta resolução: Aesthetic - O caminho para Avalon

Link da obra: O caminho para Avalon

Nome da obra: O caminho para Avalon - A história do Rei dos Cavaleiros

Autora: Holanda

Divulgadora: Heloísa | Sininho



+ ►

Divulgação: A alma de um guerreiro

em segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017 | 2 comentários:

Link em alta resolução: Sinopse: A alma de um guerreiro

Link da obra: A alma de um guerreiro

Nome da Fanfic: A alma de um guerreiro

Autor: Aaron Lunes Mayer

Divulgadora: Heloísa | Sininho


+ ►

Divulgação: Pleasure's Room

em sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017 | Nenhum comentário:


+ ►

Pré-análise: Campus Esmeralda [primavera]

em quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017 | 2 comentários:

Olá fadas, gnomos, bruxos, duendes e todas as criaturas que estejam lendo esse texto. Hoje trago a pré-análise da obra "Campus Esmeralda", de Pandamente.

Comecemos pela sinopse: Alguns erros relacionados à construção. A sinopse em si deve trazer uma breve síntese do que está por vir, além de ter notas da história. Aconselho o autor a retirar essa notas (não ficam legais na sinopse) e colocar nas notas da história ou as notas iniciais do primeiro capítulo, não precisa retirar a citação de Game Of Thrones, porém coloque mais coisas sobre a história, ficou muito vaga. (Se quiser dicas para fazer a sinopse, tem um texto bem legal no Litera: “Você sabe montar uma sinopse?”). Preste também atenção em palavras repetidas em pouco tempo, como “existe”. 

Nos capítulos que se seguem a escrita flui normalmente, conseguimos ler sem maiores dores de cabeça, todavia acabamos encontrando alguns deslizes. Por vezes nota-se que o autor troca os tempos de passado e presente, porém se tratando do mesmo momento. Sugiro uma leitura com foco nisso para conseguir arrumar, eu mesma já cometi esse “pecado”.

Alguns parágrafos colam um com o outro, outros possuem espaçamento, além disso, alguns começam colados com a linha da página, outros possuem espaço. Novamente, uma pequena leitura basta. 

Não fica muito claro às vezes em que momento os personagens se encontram, talvez por isso aconteceram as trocas de tempos. 

Sobre as falas: Uma dica, para fazer travessão (—) use o comando Alt + 0151 ou então apenas opte por deixar tudo com hífen (-), (mas não aconselho hífen para falas). Misturar os dois não fica legal.

Embora seja apresentação dos personagens, infelizmente o capítulo pequeno não deixou entrar na trama, faltou construir mais história.

Infelizmente como não tem muito conteúdo ainda, confesso que ficou difícil avaliar, o que mais pude fazer é corrigir em questão de configuração de texto. Tem uma boa ideia para a história, agora precisa que trabalhar mais ela.


Com amor e pó de fada, Sininho.
+ ►

Você sabe fazer uma sinopse?

em quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017 | Nenhum comentário:

Olá fada, duende, Peter Pan e quem estiver lendo, hoje trago um tema que muitos autores consideram difícil de trabalhar.

Um, ou talvez o maior obstáculo de um escritor seja a hora da criação da sinopse. Não são poucas as mal formuladas que encontramos nos sites de fanfics e até mesmo em livros já publicados, algumas nem parecem sinopses, estou errada?

O que MUITOS também não têm consciência, é que a sinopse, tanto ou mais que uma capa ou um título, levam o leitor a ser incentivado a leitura da obra ou a desistir dela.

Neste texto darei algumas dicas para a construção de uma simples e boa sinopse.

O significado da palavra "sinopse".

Apenas pelo significado já dá para ter uma ideia de como ela vai se encaminhar. Nem precisei de uma grande referência, apenas o significado do titio Google bastou.

Relato breve; síntese, sumário.

"s. de um filme, de um livro, de uma ópera"

A ideia errada que as pessoas possuem é que “sinopse” é um resumo. Resumos contam o final, resumos contam detalhes que a sinopse não deve contar. A sinopse deve ser um breve relato do que vai tratar a história.

Dicas para montar uma sinopse:

1. Apresente seu/s protagonista/s. Dica de forma breve quem são e o conflito em que se encontram.

2. A trama principal da história deve estar na sinopse. Se o foco é a vingança do protagonista, então a sinopse deve deixar claro isso.

3. Termine a sinopse com uma frase impactante. Pode por no início também, particularmente prefiro no final.

4. Escreva algumas linhas. Assim como sinopse grande acaba cansando o leitor, uma pequena, de apenas duas frases, por exemplo, não o fará entrar no clima da sua história.

5. Lembre-se de citar o cenário principal em que se encontra a história.

6. Fale de acontecimentos mais importantes (sem entregar demais) , como a chegada de um personagem (como um vilão, por exemplo) ou o encontro de dois namorados.

O que NÃO fazer em uma sinopse:

Nada de usar palavras cultas para parecer mais inteligente: A sinopse deve ser clara para o leitor sobre o que está por vir e, embora tenha que apresentar uma boa escrita, não deve ser resumida em palavras cultas.

“Leia e descubra”, “sinopse lixo, história boa”. PODE PARAR! Nada desse tipo de frase na sinopse, pois afasta o leitor e fica muito feio para você escritor!

NADA DE ENCHER LINGUIÇA! Contar a história toda ou partes que não são o foco estragam sua sinopse.

SPOILER. Cuidado: um dos maiores pecados é contar as partes principais. Você deve incentivar o leitor a procurá-las, não entregá-las de bandeja.

Diálogos: Evite ao máximo, se não for possível, apenas uma conversa entre dois personagens contendo apenas uma fala de cada. Fazer uma sinopse totalmente de diálogos é um tiro no escuro.

Link na sinopse (no caso de fanfics). Procure usar os campos de notas da história ou notas do primeiro capítulo.

Exemplo de sinopse (Peter Pan – J.M.Barrie)

“Certa noite, um menino um tanto quanto diferente e especial chamado Peter Pan”  (Apresentação do protagonista)

“convida Wendy Darling e seus irmãos a voar, com a ajuda da ciumenta fada Sininho, em direção a Terra do Nunca, uma ilha mágica habitada pelos meninos perdidos que não querem crescer.” (Encontro de personagens)

Wendy e os irmãos chegam aquele local distante e descobrem um universo de seres maravilhosos. (Cenário principal da história)

“Porém, Peter Pan tem um inimigo - o terrível Capitão Gancho, comandante de um grupo de piratas em seu temido e sombrio navio, que tentara acabar com a felicidade de Peter e seus amigos”. (Frase impactante, apresentação da trama, apresentação do vilão).

Não há uma fórmula mágica para escrever a sinopse, contudo os pontos citados com certeza irão auxiliar vocês na próxima vez que escreverem uma.

Recomendo leitura dos seguintes textos, além de alguns serem minha fonte de pesquisa para o texto em questão, possuem complementos que são bem válidos! 



Até a próxima!

Com amor e pó de fada, Sininho


+ ►

Resultado: Jogo das 300 Curtidas!

em segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017 | 2 comentários:

Primeiramente, perdoem pelo resultado não ter saído no dia estipulado, com a reforma não conseguimos.


CONFIRAM AS VENCEDORAS!

DANIELE FÁTIMA




BIA MEDEIROS



Parabéns meninas! O sorteio do prêmio será feito através da página do Facebook!
+ ►