Image Map

Análise: Geovanna de D'Argan

em terça-feira, 8 de junho de 2021 |

Nome da história – Geovanna de D'Argan
Autora – Anne Claksa
Média de palavras por capítulo – 100 palavras (drabble)
Link de acesso – Geovanna de D'Argan
Categoria – Neopets

Olá de novo fadas, gnomos, duendes demais criaturas! 

Queria dizer que amei ver o fandom da história, me deu um gostinho de infância (e fase adulta porque joguei em todas as idades). Neopets foi um jogo da minha geração e eu amava, então foi um prazer analisar essa história!

A história participou do desafio do Nyah de drabbles em 2020 (também participei e gostei muito dele!). Então, vamos a análise:

Sinopse: A sinopse é bem precisa e sucinta, não colocando detalhes demais (sendo uma drabble então, entregar demais não seria um bom atrativo), entendemos lendo apenas ela que D'Argan foi construída sob as ruínas de Meridell e que uma princesa quer mudar a história. Não tenho apontamentos.

Criatividade: Imagino que a autora tenha que ter estudado mais da história de Neopets pra construção, pois eu que conheço o jogo não captei todas as referências. De fato, a criatividade aqui é ótima, considero difícil criar uma história a partir de um jogo. Soube utilizar muito bem também as palavras chaves do desafio, com uma fluidez normal na história, optar por uma linguagem com palavreado um pouco mais formal auxiliou nisso. 

Escrita: De maneira geral, a história é bem escrita, há coisas que com uma pequena revisão podem ser resolvidas. Em alguns momentos a autora se perdeu no tempo verbal das frases, colocando vez no passado, vez no presente em um mesmo contexto, também houve oscilação entre utilizar travessão, meia-risca e às vezes até o traço nos diálogos. O melhor seria utilizar apenas o travessão, tanto por ser o mais correto na escrita como por organização do texto. Algumas vírgulas também estão excessivas. 

Gênero e classificação: Em relação aos gêneros, o colocado pela autora até então está correto: drama, romance e amizade, contudo, acredito que poderia acrescentar mais, como: aventura e mistério, afinal a história possui tudo isso. Sobre a classificação +13, não sei se faz necessária, não captei ao menos cenas que justifiquem a classificação não ser livre, contudo, entendo que há um receio a respeito das diretrizes dos sites e entendo o posicionamento de colocar uma classificação mínima, mas a leitura cativaria um público infantil facilmente. 

Enredo: Percebemos que a protagonista é Geovanna que sente falta de Meridell, não sentindo a mesma magia vivendo em D'Argan. Aos poucos ela e os demais personagens vão crescendo, o tempo vai passando e amores se afloram. Uma história fofa, romântica com aventura, tendo um ar medieval com reinados e a investigação de Geovanna. Acompanhamos algo meio Romeu e Julieta (sem a parte muito trágica é claro), com rivalidade entre o casal principal: Geovanna e Viktor.

Contras: Sinceramente a história apenas precisa de uma pequena revisão com questões pontuais, está bem escrita, é interessante e capta todos os públicos que curtiam/curtem o jogo Neopets!

Conclusão: A história coube muito bem para um desafio drabble, tem um gosto muito forte de infância, como se estivéssemos jogando ou vendo um filme querido infantil, certamente capta muito o imaginário da criança, Recomendo bastante a leitura.

Até a próxima, beijos e pózinho de fada,

Sininho



Um comentário:

  1. Obrigada pela análise. Eu fiquei sabendo das análises através da Danielle Fátima. Quis ter uma análise também, esperei abrirem os pedidos e assim que abriram, pedi uma análise. Gostei de cada palavra que foi dita, análise ficou muito boa, parabéns pelo cuidado e pelas palavras.

    ResponderExcluir