Image Map

Análise:Manual de sobrevivência aos pais do meu namorado

em quinta-feira, 24 de junho de 2021 | Um comentário:

Título: Manual de Sobrevivência aos pais do meu namorado - UN
Autor: Teffy-Chan88
Crítica: Drica

Sinopse: Ela é extensa e com bastante detalhes, não é cansativa em ler e também instiga o leitor. Talvez possa ser incômoda para quem gosta de maiores surpresas, mas de maneira mais direta, a sinopse é muito bem construída e revela exatamente o que a história quer entregar ao leitor. Seja ele mais crítico ou não.

Trama: Apesar de residir no universo original de Naruto, houveram mudanças significativas para fazer com que a narrativa se encaixasse e fosse de fácil entendimento. Apesar da sinopse deixar partes disso claras, foi uma surpresa ver os personagens passando por determinadas situações.

Estando em primeira pessoa, por um tempo, foi esperado que se tornasse confuso o andar dos personagens, o que não aconteceu. Informações do passado e as do presente ficam bem separadas, dando até mesmo um ar ainda mais cômico para o que já estava bem engraçado.

Não é uma comédia muito convencional e cheia de características específicas, é apenas uma comédia, um pouco genérica até, porém, de maneira que deu muito certo, mesmo com a chance de dar extremamente errado.

A maneira que o autor escolheu lidar com as situações foi sinceramente interessante. A discussão sobre o namoro no início da adolescência, a inocência dos catorze anos e a construção de um amor quase puro, recheado de curiosidades e de formas nada inteligentes para escapar de uma situação embaraçosa. Novamente, isso preencheu a trama de uma leveza tão grande que conquista o leitor um pouco mais, fazendo com que a necessidade de continuar a ver o desenrolar e, até mesmo, torcer em conjunto com o casal (até quando parecem não estar fazendo o certo) para que tudo dê certo, se torna inevitável.


Personagens: Sasuke e Naruto são um casal bem conhecido no universo de Naruto e o relacionamento dos dois chega a ser tragicômico e isso não foge nessa história. A rivalidade divertida faz com que a história se torne ainda mais gostosa de ler.

Sasuke é sério, tímido e bem perspicaz, apesar disso, a idade bate sobre ele e a inocência típica do início da adolescência e as confusões da puberdade estão bem presentes.

Naruto já é o oposto! Agitado, extrovertido e com soluções nada práticas para as questões embaraçosas, porém, da mesma maneira, o início da puberdade é bem presente nele também.

Conclusão: Contar para os pais que se está namorando e, principalmente, que não é hétero, é uma situação complicada e bem tensa na maioria das vezes. E essa fanfic retrata de uma forma bem divertida exatamente essa situação, dois adolescentes passando pelo primeiro amor, pelas curiosidades da vida e, da melhor maneira possível, a reação dos familiares diante de tais novidades.

Link da história:
https://www.spiritfanfiction.com/historia/manual-de-sobrevivencia-aos-pais-do-meu-namorado--un-17533637
+ ►

Análise - ¿Qué hora és?

em | Um comentário:

Título: ¿Qué hora és?
Autor: ZackaryUchiha
Crítica: Drica

Sinopse: Como ela é feita em tópicos, não é muito detalhada, o autor se aproveitou de uma técnica interessante para conseguir chamar a atenção do leitor. Com toda certeza uma das melhores escolhas para o público específico ao qual foi direcionado, mesmo se tratando de um universo alternativo.

Trama: O texto retrata uma comédia romântica do início ao fim, o autor se aproveitou ao máximo de todos os artifícios que poderia para incrementar e deixar bem claro o estilo de gênero escolhido o que auxiliou na retirada de algumas boas risadas durante a leitura. Com uma escrita leve e divertida a fanfic foi se apresentando até que rapidamente, cada fato sendo praticamente jogado um sobre o outro, o que, para alguns leitores pode acabar sendo um pequeno incômodo, mas para alguns adeptos de "capítulos únicos" é um facilitador, não deixa a leitura morosa e nem confusa.


Foi apresentado alguns aspectos culturais de outro país e foi muito bem utilizado, a explicação de como um personagem com um nome característico japonês tinha a raiz totalmente mexicana foi incrivelmente criativa e completa, não deixando muitas brechas para questionamentos. A utilização de um feriado tão importante para a cultura latina de forma tão interessante, foi um tempero a mais na experiência de acompanhar o desenrolar romântico entre os personagens focos. 


A breve discussão religiosa apresentada, entre alguém de fé e um personagem um pouco mais cético foi intrigante, e, nas palavras dos próprios personagens, deu-se uma mistura curiosa e, como uma boa apreciadora desse tipo de diálogo, foi algo que colecionou pontos positivos na trama.


O romance foi breve, porém, nada emocionado demais, o que parecia ser o óbvio a acontecer pelo andar da carruagem durante as atitudes dos presentes na história. O beijo foi encantador, e, de fato, foi algo que se tornou totalmente ansiado a partir de determinado momento sem que ao menos fosse notado.  


O autor vai conduzindo o leitor de forma tão sucinta que, quando a reviravolta chega, não há outra reação cabível,  do que, realmente,  a plena e completa surpresa. Foi algo tão inesperado que o fim da história pega como um soco no estômago, porém, também, de forma extremamente positiva. 


Personagens: Sakura e Itachi são personagens que no universo original de Naruto tem personalidades completamente opostas e que de forma alguma conseguiriam se completar, então, os toques dados e às pequenas mudanças que o autor fez no decorrer da fanfic colocou ambos os personagens como peças de quebra cabeça que se encaixaram com perfeição. 


Ela é a típica mexicana com personalidade forte, falas e atitudes um pouco estereotipadas quando paramos para pensar em filmes e ou séries que mostram personagens de determinadas culturas, nada ofensivo, apenas algo a se prestar atenção na base em que ela foi construída. 


E ele o típico homem um pouco rude, calculadamente  frio em alguns momentos, porém, facilmente impressionável por um sorriso bonito e uma fala um pouco mais firme do que, aparentemente, se mostra acostumado. 


Novamente, nada negativo demais, apenas pontos que são importantes de ressaltar e, principalmente, de prestar bastante atenção. 


Conclusão: "¿Qué hora és?” é uma fanfic incrível, gostosa de ler e com uma trama bem desenvolvida, uma one completa que, poderia ou não ter uma continuação e, em ambas as decisões, ela continuaria completa. A imersão em meio a essa história é basicamente automática, não dá para fugir do texto de maneira alguma, ele prende até as últimas palavras, deixando quase sem palavras quando o fim chega de fato. 


Link da história:

https://www.wattpad.com/story/219985004-%C2%BFqu%C3%A9-hora-es
+ ►

Entrega de capa: Exagerado

em sexta-feira, 11 de junho de 2021 | Um comentário:

Entrega de capa
Obra: Exagerado
Autora: Seshat
Capista: Heloísa | Sininho


Link da imagem em tamanho original para salvar:

(a foto ao lado é ilustrativa e não representa a qualidade real da capa, favor salvar o link acima)

Não esqueça de postar a capa na obra em até 48 horas após a entrega =)

 Obrigada por escolher o Litera Fanfic!
🦉 Owl Emoji Meaning with Pictures: from A to Z  
+ ►

Entrega de capa: Horcrux

em | Nenhum comentário:

 Entrega de capa
Obra: Esposa
Autora: Audrey Lorraine
Capista: Heloísa | Sininho


Link da imagem em tamanho original para salvar:

(a foto ao lado é ilustrativa e não representa a qualidade real da capa, favor salvar o link acima)

Não esqueça de postar a capa na obra em até 48 horas após a entrega =)

 Obrigada por escolher o Litera Fanfic!
🦉 Owl Emoji Meaning with Pictures: from A to Z  
+ ►

Análise: Assassinatos sob a lua cheia

em | Um comentário:

Nome da história – Assassinatos sob a lua cheia
Autor – Max Lake
Média de palavras por capítulo – 100 palavras (drabble)
Link de acesso – Assassinatos sob a lua cheia
Categoria – Original

Olá de novo fadas, gnomos, duendes demais criaturas! 

A história a ser analisada hoje é "Assassinatos sob a lua cheia", envolvida por um grande mistério e suspense!

A história também participou do desafio do Nyah de drabbles em 2020 (também participei e gostei muito dele!). Então, vamos a análise:

Sinopse: A sinopse está bem de acordo com a história,  sem muitos spoilers, deixando um suspense proposital, visto que se tratada de uma história com mistério. Minha única sugestão é retirar as repetições em excesso (o que está riscado seria minha sugestão de retirar, o que está em laranja para acrescentar):

"A cada dez anos, a lua cheia se torna visivelmente enorme na pequena cidade do Trevo,  A cada dez anos, no mesmo período, assassinatos em série ocorrem naquele local. na pequena cidade do Trevo.

Juniper, recém-promovida a sargento da Polícia, se vê envolvida na investigação dos assassinatos, afinal ela pois quase foi sua vítima do assassino  há  uma década atrás.


Criatividade: A história é instigante para quem gosta de um bom mistério e suspense envolvendo serial killers e assassinatos de maneira geral, tem um gosto também de romance policial e detetives. O autor mostra talento em escrever uma história nesse estilo adaptada para drabble, ainda mais criatividade na hora de inserir as palavras chaves do desafio. 

Escrita: Percebi que o autor opta por utilizar aspas ao invés de travessão para os diálogos, não está exatamente errado, no entanto para Língua Portuguesa o mais indicado é o travessão, creio que a influência venha da língua inglesa que costuma usar as aspas. Deixarei um link ao final do texto caso tenha interesse em saber mais. Se manter as aspas, alguns locais ela está em aberto. Sobre a escrita, está muito bem elaborada, sugiro uma revisão rápida apenas para talvez retirar palavras repetidas como no exemplo que apresentei na sinopse. 

Gênero e classificação: Os gêneros mistério e suspense se encaixam perfeitamente na história, inclusive a mencionei anteriormente por eles. Acredito que haja mais alguns, no entanto fui informada em minha análise anterior que o desafio permitia colocar em poucos gêneros. Sobre a classificação +16 e os avisos nudez e violência, parece pelo apresentado estar bem nos conformes.

Enredo: A história se centraliza especialmente em Juniter, sargento da polícia que investiga um assassino em série, o qual ela mesma quase tornou-se vítima. O autor nos instiga ao mistério, deixando os leitores curiosos sobre a identidade do sujeito, com várias cenas tensas ao decorrer de toda trama. É uma leitura tranquila no sentido de não ser cansativa, sendo drabble isso também facilita sem maiores enrolações em cada capítulo. 

Contras: Acredito que pequenas revisões apenas precisam ser feitas para deixar a história ainda melhor!

Conclusão:  Para quem procura um mistério envolvendo serial killers, assassinatos em série, investigação com um toque de romance policial, certamente é uma ótima indicação, além de que em pouco tempo você consegue concluir a leitura e por ser original não há necessidade de conhecimento prévio sobre nenhum fandom.


Até a próxima, beijos e pózinho de fada,

Sininho



+ ►

Entrega de capa + design surpresa: ¿Qué hora es?

em quinta-feira, 10 de junho de 2021 | Nenhum comentário:

Entrega de capa
Obra: ¿Qué hora es?
Autora: Zacky U.
Capista: Heloísa | Sininho

Link da história:

Link da capa em tamanho original para salvar: CAPA - ¿QUE HORA ES?
Link do design surpresa original pra salvar: Design surpresa - ¿Qué hora es?

(a foto ao lado é ilustrativa e não representa a qualidade real da capa e do design, favor salvar o link acima)

Não esqueça de postar a capa na obra em até 48 horas após a entrega =)

 Obrigada por escolher o Litera Fanfic!
🦉 Owl Emoji Meaning with Pictures: from A to Z  


+ ►

Entrega de capa: Esposa

em | Nenhum comentário:

 Entrega de capa
Obra: Esposa
Autora: ALdC
Capista: Heloísa | Sininho


Link da imagem em tamanho original para salvar:

(a foto ao lado é ilustrativa e não representa a qualidade real da capa, favor salvar o link acima)

Não esqueça de postar a capa na obra em até 48 horas após a entrega =)

 Obrigada por escolher o Litera Fanfic!
🦉 Owl Emoji Meaning with Pictures: from A to Z  
+ ►

Entrega de capa: Em Busca da Felicidade

em quarta-feira, 9 de junho de 2021 | Um comentário:

 Entrega de capa
Obra: Em Busca da Felicidade
Autora: Miriã Melo Lima
Capista: Heloísa | Sininho

Perfil da autora:

Link da imagem em tamanho original para salvar:

(a foto ao lado é ilustrativa e não representa a qualidade real da capa, favor salvar o link acima)

Não esqueça de postar a capa na obra em até 48 horas após a entrega =)

 Obrigada por escolher o Litera Fanfic!
🦉 Owl Emoji Meaning with Pictures: from A to Z  
+ ►

Entrega de capa: Reminiscence

em | Nenhum comentário:

Entrega de capa
Obra: Reminiscence
Autora: Ester NW
Capista: Heloísa | Sininho

Perfil da autora:

Link da imagem em tamanho original para salvar:

(a foto ao lado é ilustrativa e não representa a qualidade real da capa, favor salvar o link acima)

Não esqueça de postar a capa na obra em até 48 horas após a entrega =)

 Obrigada por escolher o Litera Fanfic!
🦉 Owl Emoji Meaning with Pictures: from A to Z  
+ ►

Análise: Geovanna de D'Argan

em terça-feira, 8 de junho de 2021 | Um comentário:

Nome da história – Geovanna de D'Argan
Autora – Anne Claksa
Média de palavras por capítulo – 100 palavras (drabble)
Link de acesso – Geovanna de D'Argan
Categoria – Neopets

Olá de novo fadas, gnomos, duendes demais criaturas! 

Queria dizer que amei ver o fandom da história, me deu um gostinho de infância (e fase adulta porque joguei em todas as idades). Neopets foi um jogo da minha geração e eu amava, então foi um prazer analisar essa história!

A história participou do desafio do Nyah de drabbles em 2020 (também participei e gostei muito dele!). Então, vamos a análise:

Sinopse: A sinopse é bem precisa e sucinta, não colocando detalhes demais (sendo uma drabble então, entregar demais não seria um bom atrativo), entendemos lendo apenas ela que D'Argan foi construída sob as ruínas de Meridell e que uma princesa quer mudar a história. Não tenho apontamentos.

Criatividade: Imagino que a autora tenha que ter estudado mais da história de Neopets pra construção, pois eu que conheço o jogo não captei todas as referências. De fato, a criatividade aqui é ótima, considero difícil criar uma história a partir de um jogo. Soube utilizar muito bem também as palavras chaves do desafio, com uma fluidez normal na história, optar por uma linguagem com palavreado um pouco mais formal auxiliou nisso. 

Escrita: De maneira geral, a história é bem escrita, há coisas que com uma pequena revisão podem ser resolvidas. Em alguns momentos a autora se perdeu no tempo verbal das frases, colocando vez no passado, vez no presente em um mesmo contexto, também houve oscilação entre utilizar travessão, meia-risca e às vezes até o traço nos diálogos. O melhor seria utilizar apenas o travessão, tanto por ser o mais correto na escrita como por organização do texto. Algumas vírgulas também estão excessivas. 

Gênero e classificação: Em relação aos gêneros, o colocado pela autora até então está correto: drama, romance e amizade, contudo, acredito que poderia acrescentar mais, como: aventura e mistério, afinal a história possui tudo isso. Sobre a classificação +13, não sei se faz necessária, não captei ao menos cenas que justifiquem a classificação não ser livre, contudo, entendo que há um receio a respeito das diretrizes dos sites e entendo o posicionamento de colocar uma classificação mínima, mas a leitura cativaria um público infantil facilmente. 

Enredo: Percebemos que a protagonista é Geovanna que sente falta de Meridell, não sentindo a mesma magia vivendo em D'Argan. Aos poucos ela e os demais personagens vão crescendo, o tempo vai passando e amores se afloram. Uma história fofa, romântica com aventura, tendo um ar medieval com reinados e a investigação de Geovanna. Acompanhamos algo meio Romeu e Julieta (sem a parte muito trágica é claro), com rivalidade entre o casal principal: Geovanna e Viktor.

Contras: Sinceramente a história apenas precisa de uma pequena revisão com questões pontuais, está bem escrita, é interessante e capta todos os públicos que curtiam/curtem o jogo Neopets!

Conclusão: A história coube muito bem para um desafio drabble, tem um gosto muito forte de infância, como se estivéssemos jogando ou vendo um filme querido infantil, certamente capta muito o imaginário da criança, Recomendo bastante a leitura.

Até a próxima, beijos e pózinho de fada,

Sininho



+ ►