Image Map

Pré-análise: A Mais Bela Ovelha Negra

em terça-feira, 10 de janeiro de 2017 |

Bom dia, boa tarde, boa madrugada para vocês! 

Como podem ver no título, o post de hoje será uma pré-análise. 

A Mais Bela Ovelha Negra tem um enredo, aparentemente, comum: garota e garoto de mundos diferentes que vão ficar juntos. Todos nós já vimos isso por aí, o que não quer dizer que seja algo ruim. Afinal, se fosse ruim não teria se tornado um clichê. 

O encontro dos dois personagens principais, Samantha e Allen, ocorre logo no prólogo da história. Para mim, nesse início, nenhum dos dois foi instantaneamente cativante. Têm personalidades normais, por assim dizer, bem como as personagens secundárias. O que te motiva a ler o capítulo seguinte é basicamente o título. Como o prólogo é intitulado “férias inesquecíveis”, eu, como leitora, pensei: “Tudo bem, vamos descobrir o porquê de serem férias memoráveis”. 

No segundo e, até o momento em que essa crítica está sendo escrita, último capítulo postado, a coisa muda de figura. Allen e sua irmã, Alicia, cativam e intrigam devido ás mudanças repentinas e abruptas em suas personalidades. Isso, no fim de uma história, pode ser ruim, mas, nesse começo, serviu como motivador de leitura. “Por que ele mudou assim?”, “a relação entre os gêmeos é sempre dessa forma?”, “o que Sam vai descobrir em seguida?” ocuparam minha cabeça. E o leve toque de comédia do capítulo é ótimo, sem ser forçado em momento algum. Acaba no meio de um diálogo o que, para mim, é uma forma maravilhosa de captar a atenção do leitor sobre o que acontecerá no próximo. 

Saindo um pouco do tema enredo e casal, vamos à gramática e a formatação do texto. Ambos os capítulos têm problemas na formatação dos parágrafos e frases. Pode parecer meio bobo apontar isso aqui, mas, para leitores um pouco mais exigentes, somente esse fato já pode os fazer desistir da leitura. Da mesma forma, a pontuação se leva. Durante a narração não há tantos erros visíveis. Em relação aos diálogos, no entanto, há certos erros básicos como dar um espaço após o travessão que não são agradáveis aos olhos. Um pouquinho de revisão e tudo se acerta. 

A sinopse tem um tamanho agradável e é bem feita. Acho que vende bem a história. Da mesma forma, a capa parece combinar com o astral da trama, além de ser muito bonita. 

De modo geral, não há muitos erros aqui. Porém, será necessário muito cuidado na personalidade dos personagens, que podem acabar se tornando inverossímeis e cansativos, além de um furo no enredo. A Mais Bela Ovelha Negra tem tudo para se tornar um história de sucesso, aquele clichê gostoso de se ler e que todos nós adoramos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário