Image Map

Entrega de Análise: A Grande Revelação - Uma Surpresa do Coração

em segunda-feira, 4 de outubro de 2021 |

 


Primeiramente gostaria de me desculpar pelo tempo que tomei para entregar sua análise. O mês de setembro não foi exatamente o mais gentil e outubro não dá sinais de ser um muito bom pra mim, mas dei o meu melhor para fazer uma boa análise pra vocês <3 Espero que gostem :)

~

Sinopse: A sinopse me pareceu bem completa, dando uma breve pincelada tanto no passado da protagonista, como no passado de seu futuro interesse amoroso, deixando uma pergunta como um gancho, despertando curiosidade para a leitura. Que segredos esquisitos são esses e qual mistério será revelado?

Criatividade: A história tem muitos pontos que a tornam consistente e interessante, a começar pela exploração da religiosidade da personagem principal.

É mencionado o infeliz fato que Amanda tentou o suicídio aos vinte e poucos anos, e que isso preocupou seus pais (com razão), e como forma de lidar com seus problemas psicológicos, ela buscou não somente ajuda médica como espiritual, também. Achei ótimo que as autoras tenham escolhido mostrar uma personagem que não recorre a somente uma vertente de ajuda, e que é possível que uma pessoa tenha suporte de vários lados em vez de somente um.

O fato da instabilidade emocional de Amanda a levar a ter surtos psicóticos, que, para ela, consistiam em visões estranhas, também foi outro ponto interessante explorado pelas autoras. Amanda acredita que Deus está lhe mostrando visões, mas uma de suas amigas logo fica preocupada. Foi bom que as autoras tenham inserido um personagem cético que ajude a personagem principal a manter os pés no chão em um momento de vulnerabilidade emocional.

Escrita: Notei, algumas vezes, a presença de vírgulas desnecessárias em algumas frases (Exemplo: ‘‘Era como se aquela adolescente dali, fosse alguém diferente, que nada tinha de familiar’’), bem como a escrita de algumas palavras na forma ‘‘internetês’’, como ‘‘oie’’ e ‘‘rs’’. Acredito que uma revisão com ajuda de um Beta Reader seja uma boa alternativa para deixar seu texto ainda melhor.

De forma geral, o texto é bem escrito, e, sendo ambientado no Brasil, tem uma linguagem menos formal em diálogos. As autoras nos conduzem bem à rotina de Amanda, à sua vida de antes (o que a personagem é capaz de lembrar), e às suas tragédias (que são várias, e todas terrivelmente dolorosas). Estou curiosa para saber a forma como as autoras pretendem conduzir a trama do capítulo dois em diante, se seguirão pelo viés mais religioso ou mais científico no que diz respeito à Amanda e Perse.

Gênero e Classificação: os gêneros da história são drama e romance (o que se encaixa com trama explorada). Ela está classificada como ‘‘mature’’ para o público mais adulto, no Wattpad, e está de acordo, considerando que os temas explorados (como depressão e trauma) são mais pertinentes ao público adulto.

Enredo: A história se inicia nos apresentando a personagem principal, Amanda Amethista Rosenberger Tavares de Carvalho Jackson (e aqui foi uma surpresa ver o tamanho do nome dela. Fiquei curiosa sobre o motivo de ela ter um nome tão longo e específico), uma jornalista de um famoso jornal de São Paulo. Logo de cara dá pra notar que Amanda tem dificuldades pra acordar, pois precisa de um despertador barulhento para fazer o serviço e isso já soma pontos com o leitor, já que muitos de nós têm dificuldades para acordar cedo de manhã.

Notamos, também, que Amanda é uma mulher fechada para o amor (e isso já nos deixa curiosos para saber como se dará o romance dela com o outro protagonista) e para a vida de forma geral, uma pessoa que tende a se isolar como consequência do luto e da parcial perda de memória, assim como também é religiosa, tirando alguns minutos para uma oração antes de começar o seu dia. Achei isso interessante, visto que é raro ver (pelo menos na minha percepção) histórias, sejam originais ou fanfics, que explorem a religiosidade dos personagens.

Quando chegamos ao momento em que descobrimos como Amanda Amethista e Perse Cooper estão conectados, é uma baita surpresa (ao menos para mim foi). Amanda tinha CDs e DVDs do cantor, sendo uma grande fã, mas também tinha sonhos com ele, como se o conhecesse, o que deixava seus pais preocupados com tal amor platônico, tentando convencê-la a deixar tal coisa de lado para que isso não se tornasse um delírio. Seus pais, aliando-se ao psicólogo e psiquiatra da jovem, conseguiram fazer com que a moça deixasse sua fixação de lado, mas ela nunca a esqueceu completamente.

Então, quando ela, como jornalista, deve entrevistar o cantor, é como se ela fosse aquela jovem novamente, com uma grande chance em mãos: conhecer seu ídolo, seu amor platônico. A partir daí, ficamos na expectativa do que resultará desse encontro tão esperado.

Contras: Além de alguns poucos erros, a única coisa que pode ser considerada um contra (e isso é só uma possibilidade) é o uso de religião na trama. Parece contraditório eu dizer isso, mas calma.

Há pontos positivos e negativos no uso de religião na história. Para alguns leitores isso talvez seja um ponto negativo por motivos totalmente pessoais, então a questão da religião é algo totalmente subjetivo aqui.

Para que a religião não seja de fato um ponto negativo na trama, ela precisa ser trabalhada com cuidado. É importante que as autoras consigam manter os pés de Amanda Amethista no chão para que futuramente o romance dela com Perse não seja afetado de forma negativa por conta dos delírios de cunho religioso que a personagem tem. Para que a religião não seja um ponto verdadeiramente negativo na história, sua religião deve ser representada de forma que ajude a personagem e não seja um mecanismo que resulte em sua piora psíquica.

Como última observação, acredito que seria bom deixar avisos de gatilhos no começo da história. Não há nada gráfico que seja alarmante, mas para algumas pessoas, apenas a menção de determinados eventos pode ser um gatilho. No mais, nada a ressaltar.

Conclusão: A Grande Revelação é bem ambientada para o leitor, dando um ótimo panorama da vida da personagem principal e atribuindo várias nuances à sua pessoa. A história tem um excelente potencial para trabalhar o tema de reencarnação e vidas passadas (que creio ser um dos temas da história), que espero que seja bem explorado nos próximos capítulos. Espero que as autoras continuem trabalhando bem a religiosidade da personagem sem deixar de lado a parte científica e médica, continuando com a combinação de fatores que ajuda a personagem a se manter sã.

Autoras: Amanda Luna de Carvalho e Rubenita Torres

Link: https://www.wattpad.com/story/235560668-a-grande-revela%C3%A7%C3%A3o-uma-surpresa-do-cora%C3%A7%C3%A3o

2 comentários:

  1. Vocês são muito fofas mesmo! Eu e minha irmã Rubenita agradecemos pela análise! Vamos nos ater aos erros e melhorar aquilo que pode indicar algum defeito! Muito obrigada, do fundo da nossa alma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes que tenham gostado da análise ♡ sucesso pra vocês ♡

      Excluir