Image Map

Análise: (Re) Nascer

em quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021 |

Sinopse: A sinopse acerta em cheio em como nos apresentar a história. Nos apresenta a vida que o protagonista costumava ter e o que o fez mudar de ares, além de introduzir aos possíveis problemas que ele irá enfrentar, nos deixando com a dúvida sobre quem está por detrás de sua quebra de rotina. Está na medida certa para chamar a atenção de novos leitores.

Criatividade: Quando vi que o gênero dela era songfic, confesso que fiquei confusa por conta do título, tentando pensar em qual música a autora teria se inspirado para nomear a fanfic, mas depois percebi que, na verdade, cada capítulo tem uma música como inspiração e eu particularmente amei isso (porque também faço isso nas minhas fanfics).

A ideia da fanfic se passar em uma fazenda não é algo que vemos com frequência por aí (não posso falar de outras fanfics do fandom de Amor Doce em si porque eu não jogo esse jogo há anos), porque a maioria de nós vive em cidades e não está acostumado a esse cenário, então a escolha de locação e a rotina do personagem, vivendo e trabalhando em uma fazenda, mas ainda ligado aos amigos e seu trabalho de compositor em um cenário mais urbano, gera um contraste deveras interessante de ler, já que nada é tão simples na vida de Lysandre. Eu achei genial, além de muito fofo. ~Até brotou a inspiração de novo depois de terminar de ler essa fanfic, vou retomar a minha de Stardew Valley, ehehehe ~

Escrita: Algumas palavras estão sem acento, mas dá para contar nos dedos as vezes que vi isso no texto. Ademais, deixo como sugestão mais uso de pronomes para evitar repetição de nomes com frequência. Nada grave, uma revisão rápida sana isso.

A escrita da autora é leve, simples, e os capítulos estão bem estruturados, assim como a narrativa em si. Cada capítulo dura exatamente o que precisa durar e sempre deixa um gostinho de quero mais (os cliffhangers, ou, no modo Br, os ‘‘ganchos’’ que ela deixa ao final de cada capítulo, funcionam perfeitamente).

Notei a presença de alguns clichês, e eles são tão bem feitos que mesmo aqueles com aversão a clichês podem gostar, pois são trabalhados com naturalidade. Eu mesma só me dei conta de que eram detalhes clichês dentro da narrativa depois de reler.

Gênero e Classificação: Drama, romance, songfic. 13+. Tudo dentro dos conformes, pessoinhas, podem ler de boa e sem medo de ser feliz.

Enredo: A história começa com Leigh, e sua namorada, Rosalya, visitando eu irmão Lysandre, um ano e meio depois do falecimento dos pais deles. Vivendo sozinho na fazenda, com somente o cachorro Dragon como companhia em sua casa, e tendo como ajudante o caseiro Francisco, a primeira impressão que temos de Lysandre é a de que está desesperançoso e desiludido. O primeiro capítulo se encerra com o caseiro o avisando que sua vaquinha Julieta está dando à luz, e a partir do nascimento do bezerro dela, Lysandre sai de sua rotina e muitas coisas começam a mudar.

Sua primeira preocupação, e a de Francisco, é o fato de Julieta rejeitar seu filhote. Necessitando de ajuda veterinária, eles recorrem a doutora Clarice, que logo descobrimos se tratar de uma velha conhecida de Lysandre, com quem ele não tinha contato há anos. Com a ajuda dela, ele divide seu tempo entre cuidar do bezerrinho Fausto, seus afazeres diversos na fazenda, e seu trabalho como compositor, para o qual ele está sem inspiração. Isso o preocupa, porque sabe que Castiel depende das letras que ele escreve para compor as melodias das músicas da banda deles, mas essa preocupação não se estende por muito tempo, já que ele acaba por ocupar a cabeça com outras coisas.

E eu vou parar de contar a história por aqui para não dar mais spoilers. O que tenho a dizer a respeito do enredo em si é que a narrativa é conduzida de uma forma muito leve, com um toque de familiaridade. Quem é do interior ou já morou ou visitou alguma cidade interiorana, que já tenha entrado em contato com animais de fazenda, certamente vai sentir certa nostalgia lendo o desenrolar os dias de Lysandre, e mesmo quem nunca esteve em um lugar assim vai se sentir aconchegado e abraçado pelo clima dessa fanfic - aconchegado como Lysandre e Clarice tomando leite quente com a casa só à luz de vela enquanto caía um toró daqueles, diga-se de passagem. Eu AMEI essa cena.

A forma como o relacionamento de Lys e Clarice vai gradativamente se aprofundando e melhorando com o passar dos capítulos também é ótima. Nem muito lento, nem muito rápido. Ambos já se conheciam e acabam por se redescobrir, especialmente depois de Lysandre ter contado a ela coisas das quais ela nunca soube. O primeiro grande passo para um bom desenvolvimento de casais é o momento em que eles decidem abrir o coração um para o outro, e isso foi muito bem feito aqui.

Contras: Olha, difícil foi achar alguma coisa para inserir nesse tópico. De contras essa fanfic não tem nada (talvez os mais sensíveis fiquem chorosos com algumas cenas, pois realmente bate uma tristeza e uma saudade...). Aqui eu deixo apenas a sugestão de uma revisão rápida do que eu pontuei no tópico sobre a Escrita.

Conclusão:(Re)Nascer é uma fanfic gostosa de ler, com um clima nostálgico e aconchegante. Mesmo com alguns pontos mais sérios dentro da narrativa, a autora soube como explorá-los sem que se tornassem pesados e dolorosos, e essa leveza é o que define a fanfic – assim como o ambiente de fazenda e interior. É uma grata surpresa encontrar uma história assim, que deixa o coração quentinho, em meio a esse período difícil que estamos vivendo. Parabéns a autora pela obra (e muito obrigada por escrevê-la <3).

Autora: Ester NW


2 comentários:

  1. Eu quero morar nessa análise de tanto amorzinho que estou sentindo <3 Eu me sentia um pouco insegura sobre o ritmo do enredo e um ou outro clichê, mas ler coisas assim aquece o coração.
    Muito obrigada <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico feliz que tenha gostado <3 sua história foi um alívio para a minha mente, queria morar nela <3

      Excluir