Primeira análise que eu faço do fandom de Doctor Who, que eu desconheço (mas juro que um dia eu começo a assistir). ALdC, por favor me dê um descontinho :3
Sugestão de sinopse: Quando o Doutor, o Duque de Gallifrey faz uma visita à casa da recém-viúva Marquesa Missy para prestar suas condolências, não imaginava que a situação seria excitante até se deparar com a filha do casal, Lady Clara. A jovem, vivenciando seu luto, fora pega de surpresa com a visita do superior para tratar de assuntos confidenciais, porém, ainda mais inesperado fora o pedido do Duque, algo que a deixara completamente estuporada. A Marquesa Missy, responsável financeiramente pela herança do marido e dos bens da herdeira dele, encara a proposta do Duque à sua enteada com receio. Conseguirá o Doutor, com a incomum aliada Bill, uma escrava, enfrentar a fúria monstruosa de Missy para conseguir a mão de Clara em casamento?
Criatividade: Achei UM CHARME SÓ a forma como a autora utilizou de elementos clássicos da história do Doutor (mesmo eu sendo leiga nesse universo ainda pude reconhecer) e os incorporar na fanfic das formas mais inesperadas. Sim, estou falando da TARDIS, achei ULTRA MEGA FOFO <3 Além, é claro, do fato de utilizar as palavras diárias do desafio, o que por si só, é um tremendo desafio. Gostei muito da forma como a autora deixou cada capítulo para um personagem principal, nos conduzindo gradativamente pela narrativa, nos acostumando a eles antes de chegarmos no início do conflito que gera a história. Minha parte favorita é o que acontece com Bill na reta final <3
Escrita: Há alguns capítulos que precisam de revisão na escrita em sua estrutura. Senti que algumas frases necessitam de conectivos entre si e algumas palavras requerem acentuação (‘‘revisá-las’’, por exemplo, se encontra sem o acento agudo no capítulo 1), e alguns sujeitos não estão em concordância com a conjugação de alguns verbos, mas nenhum desses errinhos atrapalha a compreensão dos capítulos. Sendo uma drabble (e eu participei nesse desafio ano passado, sei bem como foi, haha), precisamos verificar constantemente se a quantia de palavras está dentro do esperado (porque às vezes está na contagem do Word, mas não na contagem do site, e lá vamos nós editar novamente!). Achei curioso o uso de ‘‘Vossa Graça’’, mais especificamente o ‘‘Graça’’ para se referir ao Duque, uma vez que esse pronome de tratamento não existe na nossa língua, mas, por existir na língua inglesa, não creio que isso seja um problema (só achei curioso, pois não vejo muito esse pronome sendo usado). Uma revisão é o suficiente para corrigir esses detalhes (me disponibilizo para ajudar nisso, se quiser).
Gênero e Classificação: Ação, drama e romance. Confesso que de início eu não entendi o que teria de ação em uma fanfic de época, mas conforme fui lendo eu entendi. Posso estar enganada (como mencionei, não sou do fandom), mas talvez universo alternativo também seja um gênero da fanfic. Creio que a classificação +16 também esteja adequada por conta de alguns conteúdos mais sérios.
Enredo: Somos primeiramente apresentados a cada um dos personagens principais, começando pelo Doutor. Ele é um homem severo, que não gosta de ser incomodado. A Marquesa, uma mulher mui bela, ‘‘compensa’’ o fato de não saber lutar usando de sua perspicácia, sendo responsável pelo marquesado mais influente dentre dos existentes no ducado do famigerado Duque. Clara, a jovem Lady que acabou de perder o pai, o único parente de sangue e Bill, uma mulher escravizada cuja vida, em comparação a vida das demais pessoas escravizadas dentro do universo da fanfic, é relativamente mais suportável, mas não menos triste. A forma como cada personagem tem um capítulo de apresentação para si e a forma como a tensão entre os personagens vai crescendo gradativamente até o clímax nos deixa ansiosos a cada capítulo, especialmente nos momentos de ação, pois tudo acontece muito rápido nessas cenas. Algumas coisas, talvez, aconteçam de forma muito rápida, mas eu levarei em consideração o número limitado de palavras e o fato de que cada capítulo teve que ser escrito de forma a encaixar a palavra do dia.
Contras: A falta de conectivos entre algumas frases e as cenas diretas sem apresentar o cenário ao leitor podem tornar a leitura confusa. Em alguns capítulos eu não soube dizer quem estava na cena e onde estavam (pode ser, talvez, devido ao fato de eu não ser do fandom), e isso pode ser incômodo para alguns leitores. A utilização de linguagem coloquial na maioria das vezes e em contraste com o cenário de época também pode causar estranheza. Ter ação em uma drabble não é ruim de forma alguma, mas senti a necessidade de contextualizar (ainda que isso seja limitado por conta do número exato de palavras), pois a leitura pode se tornar confusa com muita ação acontecendo.
Conclusão: Mesmo com alguns errinhos na estrutura de escrita (que não atrapalham a compreensão da fanfic), Valores Virtuosos é uma drabble charmosa com muita ação e drama, que nos apresenta a uma vilã tão vil que é impossível não se chocar com a audácia dela existir (foi difícil ler e não querer estapear a megera, mas é assim que o autor sabe quando escreveu um bom vilão), recompensando seus leitores com um romance fofo (e com duas outras coisinhas muito fofinhas :3)
Link: https://fanfiction.com.br/historia/782496/Valores_Virtuosos/
Eu amei, aaahhh ❤ E nem acredito que ficou pronta tão rápida ❤ LF é encantador essa equipe ❤ Drabbles sempre me dão uma canseira nessa parte de coerência, cuidado, gênero de escrita, nossa, o desafio desse ano que eu sofri demais nisso. Muito obrigada Hana ❤ Posso colocar a sua sinopse na história? ♥
ResponderExcluirpode colocar sim, meu bem :3 fico feliz que tenha gostado da análise <3
ResponderExcluir