Image Map

Pré-análise - Amores en Alhambra

em domingo, 9 de julho de 2017 |

Aqui estou novamente atrasada com a pré-análise da fanfic: Amores en Alhambra da autora: Sofia Veras. 

Uma crítica por capítulos. 

Sinopse: Longa. É um texto bem montado que passa a ideia da história de uma forma simples e sutil. Não mostra demais, mas também não esconde nada. É bem aberta ao leitor curioso e bem completa para o leitor metódico. 


A narração simples de Amores en Alhambra pegou-me tão de surpresa quanto seu desenvolvimento quase nada previsível, a autora, fazendo uso de expressões simples e diálogos bem elaborados construiu uma obra que eu classificaria como uma pérola. 

O detalhamento bem encaixado e não cansativo faz com que o leitor se afunde em meio a trama sentindo desde a alegria até a dor de cada personagem. Ao leitor sensível eu indico cuidado com a sensação de sentimentos conturbados que vai deixar. 


Não há muito o que falar quando se trata de erros. Eles são existentes, mas tão raros que a significância da trama impede que eles sejam algo que incomode verdadeiramente o leitor. Em adendo: Sugiro a autora que verifique novamente o texto mesmo após a revisão pois erros de digitação são comuns, mas interrompem o fluxo da leitura até que as palavras façam algum sentido novamente. 


Os gêneros foram bem colocados e eu consegui encontrar um pouco de cada ao decorrer dos capítulos, posso ter sentido falta de uma coisa ou de outra, porém relevo. Não há promiscuidade na forma que ela descreve as cenas – não estou mencionando como momento sexual ou cena mais íntima – em uma tradução: Não há vulgaridade na forma que ela escreve. 


O tema é atrativo e pela riqueza da história é possível ver o quanto a autora tem conhecimento sobre ele: origens, religiões, tradições, linguajar. Tudo isso forma um conjunto inacreditavelmente rico. Parabenizo a autora, pois é bem raro achar tantas descrições e explicações bem-feitas em uma fanfic. 


Conclusão: Não há como analisar amplamente Amores en Alhambra sem simplesmente se apaixonar pela história e por seus personagens, pelo entrelace das tramas e complexidade dos problemas vividos. É uma leitura leve e satisfatória, recomendo ler em um momento de folga, pois quando iniciar vai ser bem complicado deixar de lado.

Um comentário:

  1. Menina do céu tu quase me mata do coração quando eu vi a capa! Nossa, nem sei o que dizer. Obrigada, obrigada mesmo, habiba. Sério, esta crítica e as dicas fizeram meu dia, tentarei seguir as orientações sobre as revisões e de resto fico lisonjeada. Este site só ganha pontos comigo!

    ResponderExcluir