Image Map

Avaliação: Obras vencedoras do Desafio das 400 curtidas!

em terça-feira, 14 de março de 2017 |

Confira abaixo a avaliação coletiva dos jurados das obras vencedoras do "Desafio das 400 curtidas".


Dorin, Lassic e Zenon - Dubbie Roses

Em alguns momentos da análise os paragráfos estarão em primeira pessoa, foi difícil juntar as ideias de todos os jurados.

" Escrita perfeita e suave, detalhista, a representação da devoção de Dorin a Lassic está fantástica.

Soube fazer em terceira pessoa de forma esplêndida, ao mesmo tempo mostrar todos os sentimentos e ações de Dorin, como tudo que acontecia ao redor. A escrita está bem trabalhada e poética.

A história em si é muito criativa, prezando os detalhes e os lugares, como cada mago tem sua originalidade, como suas cores representam os itens dados ao Dorin, inclusive a surpresa no final.
Sei que existem diversas obras onde cavaleiros misturam-se com princesas, magos cruéis e etc são vilões, mas esta obra teve um toque especial. 

Senti como se o carinho do autor pelos personagens e pela fic em si estivesse sendo claramente expressado através de palavras simples e fáceis de se compreender."

Ao mesmo tempo que a história é cativante e leve, o leitor tem que insistir em continuar lendo em alguns momentos, principalmente com o número de palavras presentes.

É uma one com parágrafos generosos, tenho que admitir, mas ainda sim poderia ser simplificada, eu acredito. Ela está ótima na extensão atual mas creio que nem todos estão dispostos a ler uma one-shot tão grande, poderia dividi-la em alguns capítulos, talvez em dois ou 3, uma short-fic seria ideal para o conto de Dorin, Lassic e Zenon. (opinião de mais de um dos jurados).

Parágrafos organizados e com pontuações bem corretas, raciocínio lógico, sem confusão nas cenas. Surpreendente!

Entendi tudo perfeitamente. Os fatos foram entrelaçados perfeitamente, não dando aquele nó enorme no cérebro igual as outras fics fazem. O desespero do personagem quando sua amada é raptada é demonstrado perfeitamente e me deixou instigada para uma continuação. 

Uma das juradas sugeriu ao autor que fizesse uma continuação da obra!

Uma observação foi de como Zenon é retratado em relação a Dorin, pois por ele, Zenon é tido como ameaça, quando na verdade não se trata de nada daquilo, apenas pelo medo de perder Lassic. A romantização do "vilão" da história, o jeito que é tido como apenas uma perspectiva."

"Nossa, admito que esta one, certamente me surpreendeu. A escrita está tão bem trabalhada que perdi a noção do tempo e acabei lendo algumas vezes a mais parágrafos que achei interessantes e poéticos." Thamires.

"Nota 1000! Me surpreendeu no final, na verdade fiquei extremamente triste, mas foi algo que eu não estava esperando não um pouco, juro mesmo. A revelação me chocou bastante, além de toda a jornada do guerreiro." Heloísa.


Leia a obra em: PVT - Dorin, Lassic e Zenon

Meu melhor amigo - Mare di Stelle
"Na obra Meu melhor amigo de Mare di Stelle, os sentimentos postos em palavras são únicos, e tornam as elas mais importantes de fato. Isso se concretiza (palavras de uma das críticas) com a analogia de anjo da guarda ao amigo imaginário, que desafiam aos dois (ou apenas um) de virar o porto seguro de uma criança. "Cuide-o, ame-o, faça-o sorrir." 

Apresenta uma boa escrita, com palavras melódicas e não repetitivas, sendo facilmente entendida. O único pecado da autora em relação a esse ponto foi na hora de elaborar a sinopse, onde faltou detalhes sobre o que se trata a história.

Em relação a criatividade a autora precisa trabalhar um pouco mais, especialmente na área de pesquisa e justificação. Isso quer dizer, uma breve colocação sobre o passado do personagem, como “Ele fizera um amigo na escola, estava aguentando corajosamente a separação dos pais..." Dar razão para confiar em Mariana, e ela proteger com amor e torcer para seu melhor, a história é brilhante em demonstrar a reciprocidade entre os dois. Pois Mariana precisava de Daniel para não ter mais medo, e ele precisava de sua proteção: é uma moral singela.

A história de todo mundo é linda, especialmente no gran finale com os dois.

Coerência generosa e muito bem colocada em uma história curtíssima, mas mesmo assim perfeitamente representada. Sem dúvidas, sem confusão, transparente e clara, continuamente detalhada, além de estar de parabéns pela utilização dos são os travessões para as falas, pouca gente utiliza e é um fator importante.

Um dos jurados ficou com a impressão de que a garota da história é realmente real."

Algumas frases das avaliações:

"Dar razão para confiar em Mariana, e ela proteger com amor e torcer para seu melhor, a história é brilhante em demonstrar a reciprocidade entre os dois." Ali.

"A história é linda, especialmente o que ocorre no gran finale com os dois, gostei demais de como a autora trabalhou esse desfecho" Heloísa.

Leia a obra em: Meu melhor amigo

Valquíria - Ys Wanderer
"Na obra Valquíria, de Ys Wanderer, os detalhes são o alicerce desse conto, o poder de imaginar onde se passa tudo aquilo e se botar no lugar do rapaz que observa Valquíria.

Trabalhou maravilhosamente bem todos os tempos. Soube alternar entre passado e presente de forma maestral, sem ficar confuso. Utilizou palavras melódicas, mesmo para uma cena de traição. Não há como dizer perfeita por causa da sinopse que deixou a desejar, faltou mais detalhes, além de dar um spoiler gigantesco no final.

A escrita é maravilhosa e o personagem fala por si só, apenas houve uma observação que deveria apresentar o nome do obsessivo - que por acaso me conquistou (a jurada) - e dos outros personagens que aparecem.

O conto é uma linha tênue entre terror e romance; isso o tornou especial: a romantização de um crime, ato ou ação do eminente abuso, assim como se passa em Lolita de Vladimir Nabokov. Porque ao mesmo tempo que amamos o jeito doce em que ele olha para Valquíria, percebemos o quanto não sabe se aproximar.

Para alguns dos jurados, embora a história seja encantadora ou tenha utilizado o clichê e transformado em palavras mais melódicas, não comoveu muito ou pareceu já comum pelo enredo e tema, traição com "vingança" de morte, é um algo já bem explorado, poderia ter ido mais além, mas ainda sim é a autora caprichou.

Na opinião de uma das juradas "o final poderia ser menos romantizado, assim, tirando o véu inocente de uma vez por todas do rapaz obcecado. Talvez dando mais detalhes ao crime, isso sim seria genial."

A autora foi muitíssimo organizadas, com parágrafos acentuados e sem se perder nas cenas, além de que, ao nossos olhos ao menos não houve falta de informações.

Ainda na opinião da jurada que chamou atenção no terceiro parágrafo sobre o nome do obsessivo, ainda ressaltada que poderia ter apresentado os nomes 

Algumas das frases das avaliações:

"Os fatos seguem um rumo completamente aterrador e misterioso. Me prendi na obra." Thamires dos Santos.

"O conto é uma linha tênue entre terror e romance; isso o tornou especial" Ali.

Leia a obra em: Valquíria


2 comentários:

  1. Ah, eu vou chorar ♡
    Mãe, olha eu ali!

    ResponderExcluir
  2. Caramba... Nem sei o que dizer. Eu nem de longe esperava estar entre os vencedores, muito menos nessa posição.
    Fiquei sem palavras, e muito lisonjeado com os comentários e elogios. Isso é muito importante pra mim, é o que dá motivação para continuar escrevendo.

    Poxa, obrigado mesmo à todos os jurados. Estou demasiado feliz!!!! Gratidão! _/|\_

    (E, sim! Haverá continuação ^^
    Dorin em si já é mencionado em outras estórias minhas, é possível ter uma noção de seu destino. Mas uma sequência real dos fatos também virá =] )

    ResponderExcluir