Sinopse: A sinopse da fanfic é bem completa, dando aos leitores o background necessário para que se situem na história que lerão, apresentando a problemática que irá se desenvolver ao longo dela. O único detalhe que carece de revisão é uma vírgula após o ‘‘porém’’, pois, a sinopse como um todo está na medida certa.
Criatividade: A forma como a autora conseguiu expressar em capítulos de 100 palavras toda a tensão do reinado de Victoria é incrível e a música na qual a fanfic se baseia encaixa perfeitamente com o clima da história. No decorrer de trinta e um capítulos, acompanhamos uma verdadeira sequência de desventuras que nos deixa apreensivos com o que pode acontecer a ela. Achei adequado que um dos gêneros seja o Angst, visto que há momentos — e não são poucos — que a protagonista sofre bastante, e não apenas com as condições que a própria passa a enfrentar.
Escrita: Há momentos nos capítulos em que algumas frases parecem desconexas do restante do texto. Por exemplo, o capítulo 1 segue uma linha de pensamento e um fio lógico bem organizado, mas a última frase parece solta em comparação ao resto do cenário. Em alguns momentos, senti que a palavra do dia parecia não se encaixar bem na frase em termos de concordância de gênero (vide o uso de ‘‘favônio’’ no capítulo 3).
Notei que algumas frases precisariam de mais uma vírgula e outras, um ponto final no lugar dela. A grafia de ‘‘Jhon’’ precisa ser revisada (é um nome cuja grafia confunde muita gente, visto que a inversão da posição das letras também ocorre em outros nomes semelhantes. A grafia certa seria ‘‘John’’). Algumas palavras também necessitam de revisão quanto à acentuação, mas nada grave que uma revisão rápida não resolva.
No mais, a condução da narrativa é bem feita e bem amarrada, de forma que o ciclo de problemas iniciados no primeiro capítulo se encerra adequadamente ao final da história, além de recompensar os leitores com um bônus já esperado por muitos.
Gênero e Classificação: Romance, Universo Alternativo e Angst, classificado como +16. Todos os gêneros conferem (creio que o UA seja por causa do desfecho da história, que difere, obviamente, do contexto histórico e das adaptações literárias e da série na qual a fanfic se baseia). Acredito que o gênero ‘‘songfic’’ também devesse ser marcado no site, já que se inspira em uma música específica, mas isso fica a critério da autora.
A classificação também está adequada, considerando que nos avisos a autora marcou mutilação (e há uma cena sangrenta que vale o aviso). Há nudez de forma não sensual, o que também consta nos avisos, e linguagem imprópria. O que me confundiu foi a autora ter marcado ‘‘estupro’’ nos avisos. Eu reli a fanfic duas vezes e não encontrei a cena, então acredito que ela tenha deixado subtendido.
Enredo: A cada capítulo acompanhamos a monarca tensa em seu relacionamento com certos parentes, e a divisão crescente entre apoiadores e conspiradores. Ela é uma mulher com a coroa, mas há outro, seu tio, que tem a sucessão. O machismo dificulta a vida da rainha, que está disposta a dar o seu melhor enquanto permanecer no trono, mas as dificuldades que surgem com o andar da carruagem deixam ainda maior o peso em seus ombros.
O golpe de Estado aplicado por seu tio não é nada sutil e Victoria passa por um verdadeiro martírio: é torturada, mantida presa e escondida. Não tem aliados por perto, ninguém com quem possa contar, e cabe a ela própria se salvar, algo nada fácil de se fazer.
Para mim, essa é a melhor coisa dentro da fanfic: Victoria batalhando para escapar de seus captores, se salvando sozinha. Isso é algo incrível de se ler, visto que é comum que personagens femininas sempre dependam de alguém, independente de gênero, para se salvar. Ver a protagonista lutando pela própria vida com tanto empenho foi maravilhoso.
Contras: Difícil pensar em contras para essa fanfic, considerando que a história é fechadinha e alcança seus objetivos. Acredito que somente a falta de revisão seja um ponto contra, porque de resto ela é maravilhosa. Nada que uma revisada rápida não resolva.
Conclusão: Deus Salve A Rainha é uma drabble com uma história fechada e bem amarrada, que mostra uma personagem história, a rainha Victoria, de um ângulo forte e que nos faz torcer por ela a cada capítulo. É uma fanfic que prova que é possível criar uma história onde a princesa (ou, nesse caso, a rainha) se salva, sem depender de homens em um cavalo branco a resgatando de uma torre. Vale muitíssimo a pena ❤
Autora: A Louca dos Cavalos