Image Map

Litera Fanfic tutoriais: Tirar fundo de imagens (transparência)

em terça-feira, 17 de novembro de 2020 | Nenhum comentário:


 

+ ►

Análise: Hidden World - A Maldição da Ilha (Livro I)

em sexta-feira, 6 de novembro de 2020 | 5 comentários:



Oioioi, Pa Yu! Eu estava esperando você concluir a história para eu poder postar a análise (tive uns contratempos por problemas pessoais, então acabei demorando mais do que deveria), mas aqui está :3 espero fazer jus a sua história <3

~~~ 

Sinopse: A sinopse vai direto ao assunto: um mundo mágico onde nem mesmo criaturas sobrenaturais do gênero feminino têm suas vozes ouvidas e direitos iguais. É o mundo onde a protagonista, Lilian, vive com sua família, uma família poderosa de vampiros, a realeza da raça, que governa a ilha e garante paz a todos. A paz é quebrada e conflitos começam a surgir, colocando-a em perigo sobre o que deve fazer e o que quer fazer. É uma sinopse instigante e nos deixa curiosos sobre o que acontecerá com Lilian e sua família e como irão se salvar. 

Criatividade: Criar um mundo inteiro não é fácil, criar protagonistas cativantes tampouco, mas nessa história Pa Yu nos conduz por um pequeno mundo escondido no Triângulo das Bermudas pela ótica de uma personagem principal curiosa e constantemente indignada, sua marca registrada assim como sua braveza, e a cada capítulo ficamos ansiosos para saber o que Lilian vai fazer e se ela conseguirá realizar seu sonho: o de deixar a ilha.

As contradições no mundo dos vampiros, os papéis sociais atribuídos a cada gênero e raça e as tensões crescentes nos prendem a história, onde sempre há alguma coisa em andamento e faz com que fiquemos ainda mais inclinados a devorar o capítulo seguinte para descobrir o que vai acontecer. 

Escrita: Escrita em terceira pessoa. Acompanhamos mais o ponto de vista de Lilian, mas também acompanhamos o de seu irmão e das outras raças da ilha. Sempre há mais de um ponto de vista dentro de um capítulo, e esse tipo de escrita de capítulo, quando não é bem feito, pode entediar ou estragar a história para o leitor. Felizmente no caso de Hidden World, Pa Yu sabe exatamente como dosar o mistério entre pontos de vista que se intercalam em capítulos para manter a tensão e o suspense sobre os fatos que se desenrolam.

Notei que há alguns erros de gramática e de formatação de texto (uso de traço no lugar de travessão, por exemplo), mas uma revisão com a ajuda de um leitor beta (algo mais fácil de fazer agora, considerando que a história já está concluída) é o suficiente para corrigir esses pequenos erros, que não atrapalham na leitura. (recomendo o acompanhamento de um leitor beta no processo de escrita do segundo livro).

Para além disso, uma observação sobre o prólogo: ele é extenso e explica de forma detalhada os motivos da Ilha ser organizada da forma que é, quase como uma pequena enciclopédia do mundo escondido na Ilha. Isso pode ser encarado de duas formas: enquanto que por um lado ter a história antes da história principal explicada para os leitores para situá-los bem é uma coisa boa para não deixar ninguém perdido, especialmente por se tratar de uma história original, por outro lado, alguns leitores podem não gostar de um prólogo tão longo que se pareça como a enciclopédia da Ilha. Alguns leitores preferem que essas informações históricas de pano de fundo sejam inseridas no decorrer da história.

É meramente uma questão de gosto e isso de forma alguma tira o charme da história, mas creio que ocultar alguns fatos e misturá-los no desenrolar dos outros capítulos pode surpreender leitores novos, além de diminuir um pouco o prólogo.

(Mas é apenas uma sugestão, viu? Não se sinta pressionada de forma alguma a modificar se você sentir que a forma como você escreveu é a forma que seu coração sente estar adequado ao que você quer que seus leitores saibam/sintam). 

Gênero e Classificação: No Wattpad não há gênero especificado, mas a história faz parte do gênero de fantasia e está classificado como ‘‘conteúdo adulto’’, o que é adequado, considerando o conteúdo sexual e violento dentro da obra.

Enredo: Chegamos na parte ‘‘campo minado’’ da análise. Tentarei ser bem sucinta para não dar spoilers para quem ainda não leu.

Nossa história se inicia no ano de 1440, na Ilha Hideaway. Logo de cara nos deparamos com o desagradável fato de que nem mesmo em uma ilha onde criaturas sobrenaturais reinam as mulheres se livram do machismo e do patriarcado. O primeiro ponto de vista que acompanhamos é o de Lilian, uma princesa vampira da ilha Lalfheim, filha do conde Vladmir, o atual líder da raça dos vampiros. Ela é bem próxima de seu irmão mais velho, Nicolau, o primogênito e favorito de Vladmir. Acompanhamos um pouco a interação dos irmãos antes de sermos apresentados ao atual problema na comunidade de vampiros: a baixa na quantidade de jarros de sangue que eles recebem dos humanos. Os humanos são o gado dos vampiros, e uma baixa na quantidade de sangue recebido é um problema para todas as famílias vampirescas, um problema cuja origem Lilian está mais do que inclinada a descobrir, mesmo que não tenha o apoio do pai em suas investigações por ser uma mulher.

E eu vou parar por aqui, senão acabarei dando spoiler para quem não terminou de ler ou pretende ler. Do que mais posso falar que não estraga a experiência de vocês? Haverá um crescente atrito entre todas as raças da ilha e esse atrito, senhoras e senhores, foi TENSO de ler até seu ~teórico~ desfecho. Digo teórico, pois o livro 2 ainda está a caminho.

Contras: Alguns erros gramaticais e algumas frases que aparentam desconexão precisam ser revistas. Uma das coisas que me chamou atenção foi o uso de ‘‘lobos fêmeas’’ em vez de ‘‘lobas’’. Uso de traço no lugar de travessão, além da ausência de vírgulas em frases muito longas. Nada disso me desviou da imersão na história, mas ela ficaria ainda melhor com uma revisão auxiliada por um leitor beta. ❤

Conclusão: A autora conseguiu misturar várias raças de criaturas fantásticas em uma única história de forma a fugir de certos clichês, como os típicos romances que geralmente centram histórias do gênero, ou triângulos amorosos, dentre outros. Aqui não há nada disso, aqui nós temos conflitos de raças, críticas sociais sendo feitas em uma história de fantasia e uma trama que nos deixa ansiosos no fim de cada capítulo, aflitos com o que será da vida de Lilian com o desenrolar das tensões apresentadas. Uma obra maravilhosa com uma sequência já aguardada por muitos, vale muito a pena ler!


Autor: PaYu

Link:

+ ►