Nome da história – Imersos no vazio
Autora – Aquamarine Singer
Média de palavras por capítulo – 4 mil a 5 mil palavras
Categoria – Original
Olá de novo fadas, gnomos, duendes demais criaturas! (estava com muita saudade de fazer essa entrada nos meus textos).
Hoje venho trazer a resenha de uma história pra quem é amante de romance com fantasia (como eu), vamos conhecer um pouco de "Imersos no vazio" da autora Aquamarine Singer!
Por conta da densidade da obra (é uma long), pedi auxílio externo à ALdC, que faz parte da equipe (obrigada ❤). Ela não leu na integra, pedi algumas questões mais específicas a serem observadas, portanto suas colocações são mais pontuais.
Farei primeiramente os apontamentos por tópicos, após isso, darei uma opinião geral, tudo bem? Evitei descrever demais cenas e afins para evitar spoilers. Vamos lá!
Sinopse: Gostaria de apontar primeiramente que a sinopse contida no capítulo 2 (de acordo com o padrão de livros no geral) está bem completa e atrativa aos leitores que buscam uma história de amor e fantasia, que são os principais gêneros de "Imersos no vazio". Os principais elementos que devem compor uma estão colocados: protagonistas, trama, frases impactantes, entre outros. Pontos a levantar: O campo mesmo da sinopse está vago, indicaria para organização da história e atrair mais leitores que a sinopse fique no campo adequado para ela em vez de estar ocupando o espaço de um capítulo, está muito bem trabalhada e quando alguém abre para ler, além da capa, a sinopse é um elemento que pode atrair ou fazer perder o interesse, mais a frente falarei da organização da história. Indico também uma revisão para retirar palavras repetidas em excesso, com ênfase nos pronomes. Gosto muito de um site que detecta palavras repetidas no texto e aonde elas se encontram, deixarei o link no fim da análise.
Criatividade: A autora surpreende na mistura de elementos fantásticos, que vão de estrelas a demônios, sem falar nos cenários encantadores que "Imersos no vazio" nos proporciona, além de variados, alguns mais fantasia, outros mais "mundanos" como colégio. Confesso que gostei muito de personagens além do casal principal, como Asmodeus ❤.
Considerações da ALdC: É encantador e rico o plot (enredo) feito, incrível, fez bastante definições de raça e levantou a curiosidade em como foi a inspiração para criá-lo.
Escrita: Nesse quesito senti a história confusa. Ao mesmo tempo em que nos esbarramos com textos mais trabalhados e rebuscados, temos muita repetição de palavra, especialmente com pronomes (ela, ele, etc). Indico novamente o site que pus na parte da sinopse. Passagens de cenas também estão confusas, me perdi em alguns capítulos no que estava acontecendo. Na forma do texto em si, creio que haja algumas pequenas coisas que podem ser feitas e que fazem bastante diferença na leitura, como os espaços entre os parágrafos terem um padrão (isso tomando em conta que uma fala também é um parágrafo) e algumas colocações de aspas ou afins ficarem em itálico talvez.
Considerações ALdC: Quebras de página podem auxiliar nessa história que possui bastante cenas e é mais densa.
Gênero e classificação: Vou ficar devendo a classificação, pois o Wattpad infelizmente não informa para os leitores (apenas menciona conteúdo adulto, se for o caso) e não tinha consciência disso, mas os gêneros estão bem colocados (nas tags), são vários, porém consegui perceber eles ao longo da história, creio que não haja mudanças a serem feitas nessa parte.
Enredo: É possível entender a história em um sentido amplo. Sabemos que a protagonista é a Elena, que é uma estrela que caiu por apaixonar-se. Nesse desenrolar ainda temos seu principal par romântico que é um demônio chamado Akio e seu envolvimento com Daniel (e até aí já me ganhou, sinceramente), entretanto, quando adentramos os capítulos, o enredo vai ficando conturbado, às vezes, percebe-se ser até um pouco proposital, fazendo parte da trama, mas em alguns momentos realmente falta interligar melhor as cenas, algumas são rápidas, logo começa outra coisa e não entendemos sua relação com o que foi colocado anteriormente, a aparição de novos personagens também fica um pouco atrapalhada em algumas. Sugiro uma reorganização nesse sentido, há como trazer esse mistério e até essa confusão, mas tendo uma coerência, inclusive nas passagens do diário da personagem. Por exemplo:
Alice no país das maravilhas é um universo bem maluco, tem coisas totalmente ilógicas à nossa realidade e até mesmo naquela, porém há uma coerência entre as cenas, entende?
Considerações da ALdC: São muitas informações jogadas dentro de um mesmo capítulo em alguns momentos, percebe-se isso no prólogo. Algumas cenas que precisariam de mais ênfase, ficaram rápidas, como a estrela caindo (a preocupação da estrela em cair, por exemplo, foi bem trabalhada). Outros personagens também são colocados muito rapidamente e ao mesmo tempo. Os personagens também já são demonstrados como conhecidos, por tratar-se de uma original, poderia ter uma apresentação deles de alguma forma.
Contras: Acredito que além de ter me perdido pelo enredo, a organização nos capítulos acaba não favorecendo muito. Acho que as "parte 1,2 e 3" poderiam ser intituladas junto com os capítulos iniciantes de cada sem ter a necessidade de um espaço que seria de um capítulo apenas para fazer essa passagem, mas como a história já está estruturada assim e talvez mexer a essa altura nisso possa atrapalhar, creio que organizar o conteúdo de cada capítulo já favoreça para uma compreensão melhor.
Panorama geral*: esse tópico é um extra que achei necessário incluir nessa análise. Em meu ponto de vista sinto que a história tem um mega potencial, é uma ideia original de fantasia, aventura e romance, o que não é nada fácil realizar. A autora também demonstra dedicação ao ir atrás de artes para história (lindíssimas, parabenizo a designer), porém sinto que é necessário uma estruturação melhor do enredo e dos capítulos, uma organização para que o leitor não perca-se na leitura e também uma revisão a cerca das palavras repetidas em certo excesso. Há muitas informações, porém precisa haver uma conexão melhor entre elas, esses elementos que estão sendo colocados ali.
Conclusão: Sei que a análise quando aponta questões a serem arrumadas pode deixar o escritor triste, porém como ressaltei antes, a história é fantástica! Realmente é uma leitura que eu faria sem propósito de análise (eu, que amo fantasia, romance, aventura), mas por esse motivo também que me sinto obrigada a colocar as questões que percebi precisarem de melhorias afim que a leitura fique mais fluída e coerente.
Esperamos que aproveite a análise da melhor maneira possível e continue essa história maravilhosa (que vi que tem parte 2 e 3 💙)
Links que podem lhe auxiliar:
Sinônimos - Para ajudar na substituição de palavras repetdas
Até a próxima!
Com amor e pó de fada e beijos de cavalinhos
Sininho e ALdC