Olá literários!
Como combinado, após o lançamento do vídeo de análises das fics: Forever, The end e Lilith, segue agora as análises em texto com os devidos tópicos estipulados na inscrição delas.
Nome da Fanfic: Forever
Autora: ForeverEvril (Daiane)
Número de capítulos: 1
Quantidade de palavras por capítulo (média): 1367
Fandom: Avril Lavigne e Taylor Momsen (Tavril)
SINOPSE
A sinopse tem uma forma poética, indica já que a história é triste. Se tratando de uma One Shot, creio que está em um tamanho adequado.
CRIATIVIDADE
Embora a história já tenha uma linha de raciocínio que nos leva a já imaginar o que está para acontecer, lembro que isso nem sempre é uma coisa ruim, como é o caso.
ESCRITA
Assim como a Sinopse, a fanfic possui uma forma poética, e mais, apaixonada. Quando li parecia mesmo um relato, um conto. Nota-se a cada palavra que a autora escreveu com muito amor, como se ela mesma sentisse o que sua personagem estava sentindo.
Um detalhe que notei e que costumo notar em várias fanfics: A repetição constante de algumas palavras. A dica que dou para isso é procurar sinônimos delas. Um bom site é o sinonimos.com.br
GÊNERO E CLASSIFICAÇÃO
O gênero da história está de acordo com o que ela oferece, o que considero extremamente importante, pois muitas pessoas não conseguem fazer isso de forma adequada.
A classificação poderia ser +16 ou +14, pois não possui cenas explícitas de nada demais, todavia conversei com a autora que me explicou que de acordo com as regras do site, fanfics homossexuais devem ser classificadas como +18
ENREDO
Embora seja um capítulo único, Forever trás uma realidade que muitos de nós enfrentam no dia a dia: o preconceito. No caso dela, homofobia. Considero as Fics de extrema importância para que muitos desses prejulgamentos sejam quebrados, então, ponto para a autora.
Como já ficou bem claro, trata-se de um romance yuri.
Forever consegue mostrar uma triste realidade de forma cativante, ou seja, o leitor ou leitora que a lê e já passou por tal situação se identifica.
CONTRAS
O meu único contra mesmo lendo a fic é que senti que poderia tomar proporções maiores, no entanto como está em forma de conto, está bem valida.
CONCLUSÃO
Para quem curte drama e romance é altamente recomendada, além do mais não é nem um pouco cansativa de ler.
Nome da Fanfic: The end
Autor: Lady_Cisne (Carolina)
Número de capítulos: 1
Quantidade de palavras por capítulo (média): 1.124
Fandom (se for original, escrever): Once Upon a time – Captain Swan
SINOPSE
A sinopse ficou bem clara para quem assiste Once Upon a Time, a série, no entanto creio que faltou mais desenvolvimento, está um tanto vaga.
CRIATIVIDADE
Eu sou muito suspeita em falar da criatividade, afinal, eu amo essa série e ainda mais o shipp em questão, mas falando de forma mais neutra, saiu da cronologia da série, mas ainda dentro daquele universo, o que é bem legal. Para quem teme a spoilers, não tem nada muito uau não. O que ocorreu ali em questão foi de criação da autora da fanfic.
A escrita da fic está muito boa, de verdade. Nada muito formal, o que melhora a compreensão para quem tem mais dificuldade, mas ao mesmo tempo com detalhes muito bons. O que eu notei: Os traços de falas estão meio confusos, uma hora a autora opta por (-) e outra por (–). Meu conselho é optar por apenas um, ou o travessão ou o hífen. Embora muitos discordem do hífen quando se trata de escrita.
GÊNERO E CLASSIFICAÇÃO
Classificação: 10 anos. Perfeita! Aviso: Heterossexualidade. Show!
Os gêneros ação, drama (tragédia), fantasia, magia e shoujo (romântico) se adequam muito bem a proposta.
ENREDO
É trágica, já lhes adianto. Eu quis matar a autora com o que ela fez, mas é a vida (rs). Claramente o foco é na Emma Swan e no Capitão Gancho, o Kilian Jones. Basicamente eles estão enfrentando uma situação de perigo juntos, mas não vou mostrar maiores detalhes para deixar vocês no gostinho.
A questão é que ela nos envolve na situação em que eles estão. Ficamos nos questionando se realmente vão sair do perigo ou não.
CONTRAS
Fiquei com um gosto de quero mais. Mas não aquele “quero mais” do tipo continua. Acredito que poderia ter mais desenvolvimento, mais desenrolar, ficou meio vago o final ali, acho que poderia ter algo a mais.
CONCLUSÃO
Recomendada especialmente para quem faz parte do fandom da série. É triste gente, é bem triste. Se for ler esteja com lencinhos por perto porque é de chorar.
Nome da Fanfic: Lilith
Autor: W Y. Roses (Joaquim)
Número de capítulos: 1
Quantidade de palavras por capítulo (média):2400
Fandom (se for original, escrever): Original, fandom própria de HVT
SINOPSE
Conseguiu me prender só pela sinopse. Envolvente, questionadora e misteriosa. Afinal, quem é Lilith? Vamos ver se descobrimos!
CRIATIVIDADE
Simplesmente um show de criatividade nessa história!
Demora um pouco de início pegarmos a ideia, mas certamente é genial!Retratar a história de Adão e Eva em outro ponto de vista, no caso da personagem Lilith foi muito boa. Mais que isso, trazer o pensamento machista mostrando que já era presente desde o começo dos tempos foi muito relevante.
ESCRITA
A escrita é um pouco mais culta se posso assim dizer, mas absolutamente nada que não se possa compreender.
O que notei em pontos foi a desconfiguração do texto na plataforma, mas acredito que nada muito agravante que não se possa arrumar facilmente.
GÊNERO E CLASSIFICAÇÃO
Os gêneros da fic foram postos como: Drama (Tragédia), Fantasia, Ficção Científica, Misticismo, Saga e Sci-fi. Procede? Sim.
Classificação: 16 anos. Perfeito!
ENREDO
A história contada em primeira pessoa pela personagem Lilith começa com um povo, os anunnakis, o que me pareceu, um povo com bastante inteligência, mas, ao mesmo tempo tolo. No próprio texto tem um trecho “um povo monstruosamente avançado, mas pateticamente apático e dependente”. Soa familiar, não é mesmo?
Após eles sugarem tudo que podiam do planeta em que viviam, decidiram ir para outro. Encontraram a Terra e lá criaram a suposta Lilith.
Como sabemos a Lilith possui muitas formas em diferentes crenças e mitologias. Mas vamos focar na ideia da história.
Enfim, na Terra eles começaram a fazer “processos”, o que em palavras mais simples seria uma espécie de “fabricação de humanos”, no qual criaram Lilith, todavia o que eles queriam humanos perfeitos. Foi então que ela conheceu Enki, o homem por qual se apaixonara.
É claro que para aquele povo isso seria um problema. Então criaram Adão, um ser facilmente manipulável que estava destinado a Lilith. Revoltada ela fugiu com Enki.
Com o plano A indo por água abaixo veio o plano B: Eva.
É ai que a história fica bem interessante, então é ai que vou parar a narrativa para deixar vocês com o gostinho.
O que fica o tempo todo bem nítido é o pensamento fortemente machista naquele povo. Será que essa história seria uma reflexão de nossa sociedade atual?
CONTRAS
Na história em si não encontrei contras, acredito que, como todas, merece uma olhada para ver os possíveis erros de português e como acentuei antes, a desconfiguração em alguns parágrafos.
CONCLUSÃO
Uma história original, cativante e reflexiva. Eu particularmente li como se estivesse sendo retratada a atualidade porque, se prestarmos atenção dá para tirar esse tipo de leitura.
CONCLUSÃO FINAL
As três fics estão de parabéns e muitíssimo recomendadas. Claro, sempre irei recomendar aos autores que façam revisões de vez em quando. Aproveito para avisar que não sou nenhuma perita, também erro, posso ter deixado coisas passarem, mas acredito que ficou uma análise satisfatória.
Até a próxima galera!