Image Map

Análise: Flores da Primavera

em terça-feira, 26 de outubro de 2021 |

 


Dona Ester, peço mil desculpas pela minha demora na entrega. Como vocês sabem, a equipe está passando por um momento difícil (todos nós em algum nível, ser brasileiro hoje tá complicado).

Com problemas de todos os lados, eu queria estar com a mente um pouquinho melhor para fazer sua análise e cá estou finalmente, então peço desculpas pela demora, de verdade. A gente vê tantas equipes de tantos blogs se desfazendo, e mesmo algumas equipes de sites de fanfiction, e eu tirei um tempo para a minha cabeça para não jogar tudo para o alto e sumir.

Vocês, que são o nosso público fiel, são o que mantêm a equipe, a página e o blog de pé, e nós somos profundamente agradecidas pelo apoio e o carinho que vocês demonstraram pela gente nesse período difícil. Estamos aqui por vocês e agradecemos a compreensão de todos.

Sem mais delongas, vamos à análise ;)

~

Sinopse: Uma sinopse sucinta, sem tirar nem pôr, para chamar a atenção dos fãs da Anne. Acredito que para que leitores novos que não conheçam a obra seja interessante incrementar a sinopse para contextualizar, mas essa é uma sugestão totalmente subjetiva, fica a critério da autora.

Criatividade: Uma fanfic fofíssima, diria até que um de seus gêneros é o fluffy. A nível de criatividade, acredito que não há nada de novo (mas considere essa a visão de alguém que nunca viu a série, eu tenho uma vaga ideia sobre a série, mas nunca tive a chance de assisti-la), visto que o foco da narrativa é na relação de Anne e Gilbert, então essa é uma fanfic que segue mais o canônico (creio eu, e, consequentemente, ela tem mais chances de agradar os fãs da ruivinha).

Mas, veja bem, o fato de não haver nada inovador na narrativa de forma alguma diminui o valor dela, visto que a autora trabalha a interação dos personagens com grande delicadeza e é impossível não se afeiçoar a eles e torcer para que as coisas deem certo entre os dois.

Escrita: Mesmo para alguém como eu, que pouco conhece do universo de Anne With E, foi fácil me conectar com os personagens na ambientação estabelecida por Ester nessa two-shots.

Inicialmente somos apresentados ao ambiente escolar, na sala de aula onde Anne e Gilbert estudam juntos, e a narrativa de linguagem polida, mas sem maneirismos rebuscados como geralmente vemos em narrativas de época, torna a leitura leve e facilmente imersiva.

A interação dos dois personagens é conduzida da forma que todo romance deveria ser: ilustrando em gestos simples o sentimento mútuo de ambos, ainda que ambos sejam tímidos demais para admitir o sentimento (o que é perfeitamente compreensível, pois eles são jovens e tá tudo bem). Achei o final verdadeiramente amável, já que ele nos mostra que o verdadeiro afeto não reside em coisas superficiais, como aparências. Foi uma fofura nostálgica <3

No que diz respeito à pontuação, acentuação e gramática, impecável.

Gênero e Classificação: romance e amizade, de classificação livre. Tudo nos conformes.

Enredo: A história começa na sala de aula, com Anne lendo uma redação para seus colegas (e confesso que eu mesma queria ler essa redação, porque fiquei curiosa sobre a história que ela estava contando). Depois da sua leitura, a professora informa a classe sobre o famigerado baile de primavera, para o qual muitos ali estão ansiosos (não necessariamente de forma boa, considerando que seria a primeira vez deles em um evento do tipo).

Com isso, depois da aula, Anne e Gilbert ficam sozinhos com sua professora para uma aula extra, e é difícil não sorrir com a competitividade dos dois na resolução das tarefas, e na forma como Gilbert olha para Anne, e vê beleza nela e na luz que preenche a sala. Gilbert, enquanto volta com Anne para casa, a convida para ser sua acompanhante no baile, e a descrença interna de Anne com o convite é algo que, creio eu, a maioria de nós consegue entender. Quem não ficaria nervoso em receber um convite desses do seu xodó, não é mesmo?

O capítulo seguinte – o final – já se ambienta no baile. Anne está elegantemente vestida com um caro vestido verde, otimista, ainda que receosa em encontrar Gilbert (já que acredita que ele a tenha convidado por educação). Enquanto conversa com as amigas, uma colega de sala acaba derramando comida em seu vestido e ela sai do baile para se sentar sozinha no lado de fora, pedindo às amigas que digam a Gilbert que ela está doente e que não pôde comparecer.

Quem nunca ficou chateado a ponto de quase chorar (ou mesmo chorar de fato) quando nossos planos com o xodó não dão certo, não é verdade? Nada pior que se arrumar toda e ficar um brinco e a vida nos azarar. Dói, e eu quase chorei com a Anne (eu sou sensível, me deixem).

A cereja do bolo, claro, é Gilbert aparecendo para conversar com ela. Anne conta o que aconteceu, mas ele não se preocupa realmente com um detalhe insignificante (para ele) que é a sujeira no vestido dela. O que importa para ele é a companhia dela, e ele ainda pede à ela a dança que lhe foi prometida.

Contras: Poxa vida, difícil pensar em um contra pra dizer. Talvez o fato de só ter 2 capítulos e me deixar chupando o dedo, querendo mais um capítulo para ver Anne e Gilbert sendo fofos?

Conclusão: Impossível não sentir um quentinho no coração lendo essa fanfic. Eu, que nem sou do fandom, achei adorável e fiquei sorrindo igual boba com o final. Finais felizes são tão satisfatórios, não? Essa fanfic é do tipo que todos deveriam ler quando se sentem para baixo e precisam de um pouquinho de felicidade <3 Flores de Primavera é maravilhosa do começo ao fim, uma leitura leve, nostálgica, com um final doce e muito fofo.

Autora: EsterNW

Link: https://fanfiction.com.br/historia/781681/Flores_da_Primavera/

2 comentários:

  1. Eu que fiquei morrendo de amores com essa resenha, sério! Muito obrigada mesmo por cada um dos elogios e todas as palavras amáveis ditas na resenha. Mais um vez, um trabalho maravilhoso como tudo o que vocês fazem <3
    Kisses!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico feliz que tenha gostado <3 novamente, peço desculpas pela demora na entrega ;-; eu adorei sua fanfic :3

      Excluir